Geral Artigo

O Estado coloca em perigo a vida do servidor público policial

Por Imprensa
Atualizado em 24/05/2012

Outrora, quando o poder (governo) era de domínio de déspotas e monarcas, suas ações e omissões tinham consequencias imprevisíveis, pois, como eram atos marcados pela pessoalidade, podiam incitar a revolta e a revolução dos dominados.

O Código Penal no artigo 132 exara sobre as condutas que oferecem perigo para a vida ou saúde do outrem, uma modalidade genérica de perigo – expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente. Como podemos exercer a nossa função policial, quando o Estado coloca em risco às nossas vidas? Expõe os servidores da segurança pública a inúmeros perigos iminentes, principalmente durante os plantões, especificamente os realizados na Central de Polícia de Arapiraca, devido ao número escasso de policiais e a reiterada falta de estrutura e infraestrutura, às quais somos submetidos?

Esse “faz de conta” que traz prejuízos incalculáveis para a sociedade, não pode ser apenas objeto de indignação e repúdio por parte dos policiais, vítimas dessa agressão material, psicológica, institucional e arbitrária, praticada pelos que estão e são responsáveis pela segurança “pública”. Basta, não é possível que 01 (um) delegado, 01 (escrivão) e 01 (agente de polícia), e às vezes até menos, sejam submetido a um plantão num ambiente completamente desestruturado, desorganizado, sucateado e sem contingente policial. Antes e durante o ofício policial, somos trabalhadores e cidadãos. Essa condição procede ao nosso estatuto de servidor público, dando-nos direitos e garantias mínimas para a nossa sobrevivência. Esse texto poderia constar no último boletim de ocorrência do plantão, porém, além da minha pessoa, a relação de vítimas é enorme (policiais e cidadãos). Interessante e que todos conhecem o culpado, o autor do fato, o sujeito ativo do tipo penal; mas falta coragem para agir como vítimas para se impor como cidadãos, para lutar como servidores policiais.

Flávio Gilberto

Compartilhe esta notícia

Faça parte da maior força sindical dos policiais civis

Junte-se a milhares de policiais civis que confiam no SINDPOL para defender seus direitos e interesses.