O Seminário do Sindpol promove orientação sobre a saúde mental dos policiais civis e a prevenção ao suicídio
#SetembroAmarelo

Por Imprensa (quinta-feira, 21/09/2023)
Atualizado em 21 de setembro de 2023

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol realizou, na terça-feira (19), o Seminário “O Ser Humano em Cada Policial Civil”, no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Jacarecica. O evento aconteceu em alusão à Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, e incluiu o sorteio de um celular para os policiais civis presentes.

O seminário proporcionou debates sobre temas relacionados à saúde mental e emocional, assim como os fatores que levam alguém a considerar o suicídio, ressaltando a importância de uma rede de apoio e abordando situações enfrentadas pelos policiais civis em suas atribuições.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destacou a necessidade do governo criar uma política pública de acolhimento e implementar um calendário contínuo de cuidados com a saúde mental, não apenas para os policiais civis, mas para todos os servidores públicos. Em suas palavras, ele enfatizou a importância dos participantes serem multiplicadores de apoio aos colegas.

Quanto ao Núcleo de Qualidade de Vida da Polícia Civil, o presidente argumentou que é necessário reestruturá-lo. “Problemas de saúde mental, como alcoolismo e transtornos, muitas vezes são tratados de maneira inadequada, resultando na transferência dos colegas sem o devido atendimento”.

Representando o Delegado-Geral, o delegado Aydes Ponciano agradeceu a realização do evento e destacou a importância de abordar a saúde mental. Ele ressaltou a necessidade de conscientização por parte dos gestores e dos colegas sobre a importância de buscar ajuda quando necessário.

A dirigente do Sindpol Priscila Kelly enfatizou que o tema é cercado de preconceito e tabus, e o sindicato busca unir esforços com gestores e colegas para envolver um maior número de policiais civis na causa.

Na palestra da psicóloga Larisse Cavalcante, foi enfatizada a importância de uma rede de apoio e a necessidade de acolher aqueles que buscam ajuda. Ela destacou que a pandemia introduziu mudanças significativas, resultando em um aumento nos transtornos de humor, destacando a necessidade de cuidados mentais.

A psicóloga alertou para a observação de sintomas. “Desculpas frequentes, desesperança em relação ao futuro e negligência com a aparência e a higiene pessoal.” Ela enfatizou que ajuda quando se demonstra interesse genuíno, estar presente e ouvir sem julgamentos.

Na fala da psicóloga Conceição Honorato, foram abordados problemas enfrentados pelos policiais civis no ambiente de trabalho, incluindo comportamentos inadequados de colegas e a necessidade de melhores condições de trabalho e salários dignos. Também foi discutida a importância da colaboração entre os colegas de trabalho, destacando que a preparação policial civil deve incluir orientações para a aposentadoria, uma fase frequentemente negligenciada.