Oito presos estão acorrentados na Delegacia de Palmeira dos Índios

Por Imprensa (segunda-feira, 25/02/2013)
Atualizado em 25 de fevereiro de 2013

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) obteve a informação de que a violação dos direitos humanos piorou  na Delegacia Regional de Palmeira dos Índios. Hoje (25), existem oito presos acorrentados nas motocicletas e nas grades, já que a delegacia não disponibiliza de carceragem.

Diretores do Sindpol, já  havia feito a denúncia ao juiz da cidade Ferdinand Scremin Neto e ao promotor de Justiça Marcos Aurélio Gomes Mousinho, no início do mês de janeiro, mas nada foi efetivado para impedir o constrangimento aos policiais civis e o desrespeito aos direitos humanos. Esses presos estão acorrentados, o que dificulta o acesso a uma condição humana mínima, como exemplo, ir ao banheiro, tomar água ou descansar.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, destaca que a delegacia é para funcionar no sentido de atender a população e promover a investigação de crimes, devendo ao sistema prisional a responsabilidade  por presos .

O sindicato afirma, ainda, que a delegacia Regional de Palmeira dos Índios não apresenta nenhuma condição logística e física para a manutenção de presos, que chegam diariamente de outras localidades, como as cidades alagoanas de Quebrangulo, Tangue D’água e Coité de Noia.  A regional está funcionando provisoriamente em uma residência, uma vez que o prédio oficial foi interditado pela justiça por falta de condições físicas.

A situação  do local é de insalubridade. Há lixos amontoados nos recintos da delegacia e armazenamento de água imprópria localizada junto aos materiais apreendidos.