Sindpol orienta os PCs sobre prevenção ao coronavírus

Por Imprensa (terça-feira, 17/03/2020)
Atualizado em 17 de março de 2020

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realiza orientações aos policiais civis sobre os riscos com a pandemia do coronavírus (Covid-19) pelos riscos à categoria que está mais vulnerável.

A maioria dos policiais civis está na faixa etária de 40 a 60 anos e possui doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e doenças respiratórias. Por conta do alto grau de transmissão, o Sindpol orienta os policiais civis, acima dos 60 anos e doentes crônicos que evitem sair de casa, ir para locais com aglomeração de pessoas, até mesmo ir à sede do Sindpol.

A diretoria do Sindpol já solicitou ao Delegado Geral que sejam adotadas as medidas de prevenção ao coronavírus.

Abaixo informações de prevenção à disseminação do vírus:

Como se pega o coronavírus?
O vírus penetra pelas mucosas da boca, nariz e olhos, atuando principalmente nas vias respiratórias.

É transmitido através de gotículas que a pessoa solta ao tossir, espirrar e até respirar. Uma gotícula pode conter milhões de vírus capazes de contaminar pessoas próximas e objetos (celulares, mesas, maçanetas, teclados de computador etc).
As pessoas infectadas, mas sem sintomas também transmitem o vírus.

Quem corre mais risco?
Pessoas acima de 60 anos, aquelas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doença cardíaca coronariana e doenças respiratórias.
Para as grávidas, não há dados específicos, mas elas passam por mudanças imunológicas que podem deixá-las mais vulneráveis. As crianças também são vulneráveis, embora que a transmissão tem sido irrelevante.

Como se prevenir?
Lavar regularmente as mãos até a altura dos punhos com água e sabão ou limpe com álcool gel 60 a 70%.
Mantenha distância de 1,5 metro de outra pessoa tossindo ou espirrando.
Evite tocar o seu próprio rosto (olhos, nariz e boca) sem higienização.
Higienize com frequência o celular e outros objetos de uso pessoal.
Evite abraços, beijos e aperto de mão.
Cubra a boca e o nariz ao tossir e espirrar com lenço descartável. Na falta de lenço, use o antebraço.

Observação: O ideal é ficar em casa, evitando contato com outras pessoas e também animais. Se tiver com vírus, usar o banheiro exclusivo e ficar no quarto.

Com informações: Ministério da Saúde, Globo e OMS.