Sindpol fará II Encontro das Mulheres Policiais Civis pela prevenção do câncer de mama no dia 19. Participe!

Por Imprensa (quarta-feira, 11/10/2023)
Atualizado em 19 de outubro de 2023

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) fará o II Encontro das Mulheres Policiais Civis no mês de outubro, no mês de prevenção ao câncer de mama — o Outubro Rosa. No evento, que será realizado no dia 19 de outubro, às 9 horas, na sede do Sindpol, haverá palestra, Coffee Break e entrega de brindes para as policiais civis participantes.

Haverá a participação da Cabeleireira Adry – Academia de Beleza com avaliação capilar com câmera, demonstração prática na fibra capilar, sorteio de kit capilar e distribuição de brindes.

O objetivo do Sindpol é proporcionar um momento de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A palestra será com a Enfermeira Intensivista Keila Isabel de Amorim Bonifácio Cândido Oliveira, que fará demonstração com próteses mamárias para identificar o câncer de mama.

O câncer de mama acontece com o desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. É importante ressaltar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Estado de Alagoas deverá registrar 690 novos casos de câncer de mama em 2023, sendo que 73.610 novos casos são projetados em todo o Brasil neste ano.

São fatores de risco para o surgimento da doença a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética.

A mamografia é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico.