Para evitar redução de renda, agentes com suspeita de Covid seguem trabalhando
Sindicato denuncia a subnotificação de casos do novo coronavírus dentro da Polícia Civil

Por Imprensa (sexta-feira, 15/05/2020)
Atualizado em 15 de maio de 2020

Por Regina Carvalho | Portal Gazetaweb.com 5/05/2020 14h00

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas denuncia a subnotificação dos casos do novo coronavírus dentro da Polícia Civil. Apesar da delegacia-geral anunciar que são doze profissionais com a confirmação da doença e 87 registros em investigação, a entidade que representa esses trabalhadores explica que – mesmo infectados – alguns seguem a rotina normal de trabalho para não perderem o adicional noturno e a verba de alimentação.

“Se o policial civil deixar de trabalhar, perde de R$ 1 a 2 mil reais da sua renda. A verdade é que a subnotificação é muito grande. Há policiais também que são do grupo de risco e continuam trabalhando”, afirma Ricardo Nazário, presidente do Sindpol/AL.

O último levantamento feito pela direção da PC aponta que já são 39 afastamentos preventivos e três profissionais estão internados para tratamento contra o novo coronavírus. “Tem policiais sem plano de saúde que estão indo para a Central de Triagem no Sesi e outros que têm plano fazem particular, por isso acreditamos que não são apenas doze casos confirmados dentro da Polícia Civil. Tem mais pelo que ficamos sabendo”, explica Nazário.

Já o presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol), Robervaldo Davino, afirma que pelo menos 30% dos cerca de 110 delegados ativos estão no grupo de risco para o novo coronavírus, mas seguem trabalhando normalmente. “Pelo que estamos acompanhando, não há delegados afastados por causa da Covid”, declara Davino.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da PC e aguarda números atualizados de casos.