PC e Governo foram informados de risco de explosão na sede da DEIC

Por Imprensa (sexta-feira, 21/12/2012)
Atualizado em 21 de dezembro de 2012

Sindpol denuncia que artefatos eram armazenados de maneira artesanal

As condições irregulares de armazenamento de materiais explosivos na sede da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) foram comunicadas – por meio de ofícios – à direção da Polícia Civil e a secretaria de Estado de Defesa Social. A informação é do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Josimar Melo.

De acordo com Melo, a explosão na sede do Deic ressalta as péssimas condições que os agentes da Polícia Civil são obrigados a trabalhar em várias delegacias espalhadas em todo o estado. “Sabíamos, extra-oficialmente, que os materiais eram armazenados de forma amadora. Um agente responsável pelo local comunicou à PC e à SEDS sobre as condições. Porém, infelizmente, nada foi feito”, pontuou.

Para o presidente do Sindpol o momento de tragédia deve servir, também, para o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) reavaliar o modelo de gestão oferecido, especialmente, aos agentes da Polícia Civil do Estado.

“Atualmente, trabalhamos em delegacias que não oferecem a mínima segurança tanto para os policiais quanto para os presos. As estruturas físicas de grande parte das delegacias são insalubres. A explosão na sede da Deic faz coro ao nosso pensamento. Chegou a hora de mudar esse pensamento”, expôs.

A explosão de grandes proporções, registrada no começo da noite desta quinta-feira (20), causou pânico e correria entre pedestres, comerciantes e moradores da região do bairro do Farol. Residências próximas ao prédio tiveram suas estruturas danificadas. No prédio da Deic apenas a fachada ficou intacta. Carros de servidores e viaturas da Instituição foram completamente danificadas.

A agente Maria Amélia Dantas entrou em óbito e outros quatro colegas ficaram feridos.

Cada Minuto