Pedal Azul leva mensagem da prevenção ao câncer de próstatas aos alagoanos

Por Imprensa (segunda-feira, 27/11/2023)
Atualizado em 27 de novembro de 2023

Com pedaladas, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) levou a mensagem da prevenção ao câncer de próstata aos alagoanos durante o passeio ciclístico Pedal Azul, realizado no sábado (25), na orla marítima de Maceió.

A concentração aconteceu no estacionamento do Jaraguá. Devido às alterações no trânsito, o percurso foi reduzido, e a parada para hidratação e lanches aconteceu na Praia da Jatiúca.

Carlos José, diretor Financeiro e idealizador do evento, parabenizou os participantes, ressaltando que o Pedal Azul foi realizado de forma tranquila, com todos os cuidados necessários para os participantes. O Sindpol contratou uma ambulância para acompanhar o passeio.

“O Pedal Azul teve esse propósito de chamar a atenção para a prevenção. O preconceito do homem ainda é intenso e generalizado no Brasil, e precisamos superar isso. Também estamos enfatizando a atenção à importância da atividade física e do bem-estar de maneira geral, tanto para o homem, como para as mulheres. O uso da bike e o passeio visam incentivar cada vez mais a prática da atividade física para a categoria dos policiais civis”, revelou.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, afirmou que é uma obrigação para o Sindicato, que tem o dever de proteger e orientar a categoria, especialmente, em relação à saúde. “Os policiais civis são conservadores na sua essência. Por conta da correria no trabalho, muitas vezes, deixam de cuidar de sua saúde física e mental. Neste mês de novembro, dedicado à prevenção ao câncer de próstata, o Sindpol realiza esse evento para promover a conscientização de que os policiais civis devem se prevenir e cuidar, não apenas neste mês, mas durante o ano todo, para que todos possam ter uma qualidade melhor de vida”, disse.

Destacando ser uma atividade muito salutar para a qualidade de vida, o policial civil Expedito Melo destacou que sempre participa dos passeios ciclísticos organizados pelo Sindpol. “Eu aconselho que o policial faça o exame e consulte o médico. Já é o terceiro ano que faço exame. Com relação à atividade física, a bike ajuda muito, oferecendo condições de atleta, trabalhando bem o sistema cardiovascular. Parabéns ao Sindpol, a Carlos José e a Nazário por esse passeio”, disse.

Após um período parado, o policial civil Sidney Bonfim, de 65 anos, voltou a pedalar. No ano passado, ele precisou fazer tratamento na próstata. “Não há nada mais importante hoje do que essa campanha, pois o homem tem dificuldade de ir ao médico. Só vai realmente, quando a mulher ‘empurra’ para ir ou quando já está doente, como aconteceu comigo, depois que senti alguns sintomas. Mas graças a Deus, já estou curado. Espero que essa campanha coloque na cabeça de muitos homens a fazerem os exames a cada seis meses. É uma doença silenciosa e quando menos se espera, ela aparece”, alertou o policial.

Veja o Álbum do Pedal Azul no Facebook do Sindpol-AL: https://www.facebook.com/media/set?vanity=sindpolal&set=a.867354388731563