Pesquisa de Opinião valoriza a percepção dos policiais civis. Participe!
Sindpol solicita que PCs participem da Pesquisa de Opinião do mestrado da escrivã

Por Imprensa (terça-feira, 31/03/2020)
Atualizado em 31 de março de 2020

A escrivã de Polícia Michelly Rocha Ribeiro Santos, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, solicita a participação dos policiais civis na Pesquisa de Opinião, link: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHxYQAqHD4IB7nZ1vY9IRi7V8p0JpcxaNl3RX9hAtlPqHVkg/viewform), para o seu mestrado em Estratégia e Governança Pública da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE) Business School – ES.

O estudo de mestrado da escrivã trata de fatores que diminuem a motivação do cometimento do homicídio doloso em região de vulnerabilidade social. O objetivo é incluir a percepção dos policiais civis na formação política para segurança pública. A pesquisa é nacional.

Michelly Rocha ressalta que o questionário possui 22 motivos eleitos pela literatura internacional, que se aplicam à vulnerabilidade social.

“O policial conhece bem a vida íntima dos infratores. Ele tem informações importantes para formação de políticas públicas. O objetivo é captar a experiência do policial civil no dia a dia da profissão”, explica a escrivã.

De acordo com ela, a maioria das pesquisas é realizada com dados secundários, apenas números, que acabam sendo incompletos para as investigações acadêmicas, por não privilegiar as informações valiosas dos policiais civis.

A policial civil passou na seleção de bolsistas da FUCAPE, oferecido pelo Estado de Alagoas, e recebe uma bolsa que custeia 80% do valor da mensalidade. Ela é a única policial civil de Alagoas que cursa esse mestrado.

O prazo máximo de conclusão da Pesquisa é junho desde ano. Michelly Rocha diz que basta somente cinco minutos para o policial responder o questionário. “Há duas perguntas iniciais e depois algumas afirmações. O policial vai assinalar em uma escala de 1 a 5 sobre o quanto concorda com cada afirmação, sendo que 1 indica ‘máxima discordância’ e a 5 a ‘máxima concordância’. As respostas são confidenciais e serão utilizadas para fins exclusivamente acadêmicos”.

A policial civil destaca que a temática da dissertação do seu mestrado valoriza a categoria. “É fundamental nossa percepção sobre o homicídio doloso. Isso valoriza a importância de o policial ser notado. Com o resultado, poderemos contribuir com o bom uso do dinheiro público para determinada política de segurança pública”. A policial informa que quando a dissertação estiver pronta, ela irá divulgar para a categoria.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) solicita que os policiais civis participem e compartilhem a pesquisa que valoriza o trabalho da categoria em todo o país.