Pesquisa mostra que 41,7% do efetivo da PC/AL tem mais de 50 anos de idade
Apenas 1,5% dos servidores têm até 30 anos, sendo dois servidores entre 18 e 24 anos e 29 entre os 25 e 30 anos

Por Imprensa (quarta-feira, 9/09/2020)
Atualizado em 9 de setembro de 2020

Por Hebert Borges | Portal Gazetaweb.com

De cada 10 servidores da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), quatro tem mais de 50 anos. Os dados são da Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e que tem como referência o ano de 2019, e revelam que essa faixa etária representa 41,7% do efetivo da Polícia Civil de Alagoas.
Em números absolutos, dos 1.959 servidores ativos da PC/AL, sejam eles agentes, escrivães ou delegados, 817 têm acima de 50 anos. Os mais novos são minoria na PC/AL, de acordo com os dados, apenas 1,5% dos servidores têm até 30 anos, sendo dois servidores entre 18 e 24 anos e 29 entre os 25 e 30 anos.

A pesquisa mostra que, a cada grupo de idade mais velho, aumenta o número de servidores. A maioria (22%) está na faixa etária acima dos 56 anos. Os dados mostram também que 31% do efetivo atual tem mais de 25 anos de serviço. No quesito tempo de serviço, o maior grupo (46%) tem entre 11 a 20 anos de trabalho.

De acordo com os dados, a PC/AL conta com 128 delegados, 1.604 agentes e 225 escrivães. A presença feminina é maior entre as escrivães, são 84, 37% do total da função. As agentes são 290, 18% do total, e as delegadas são 23, 17% do total da função. No geral, as mulheres são 20% do efetivo da PC/AL.