PF faz protesto e operação-padrão nesta quinta-feira no Aeroporto Zumbi dos Palmares

Por Imprensa (quinta-feira, 19/04/2012)
Atualizado em 19 de abril de 2012

Protesto pede contratação de mais policiais federais

Protesto pede contratação de mais policiais federaisEm protesto simultâneo em todo o país, a Polícia Federal faz nesta quinta-feira (19), por volta do meio-dia, nos principais aeroportos brasileiros, uma operação-padrão para chamar a atenção do governo e da sociedade para reivindicações da categoria. A ação ocorre também em Alagoas, no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Não deve haver maiores transtornos para quem embarca ou desembarca em Alagoas, já que praticamente a totalidade dos embarques e desembarques é de voos domésticos, sem necessidade de desembaraços alfandegários.

A pauta da mobilização dos policiasis federais consiste na melhoria das condições de trabalho, na segurança dos passageiros e no fim da terceirização. “A ideia é estar nos aeroportos no horário de maior movimento para distribuição de panfletos educativos e checagem de bagagens e documentações”, explicou o presidente do sindicato dos policiais federais, Tomé Cavalcante.

A mobilização visa demonstrar a fragilidade da segurança em locais estratégicos como fronteiras, portos e aeroportos. Em carta aberta, a categoria afirma que possui 13 mil servidores em todo país, entre policiais e administrativos, e afirma que este número é insuficiente para o cumprimento de todas as atribuições.

A categoria lembra ainda que o Brasil está às vésperas de grandes eventos internacionais, como a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece em junho, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. E, segundo o texto, que é assinado pela Federação Nacional dos Policiais Federais, o período pode evidenciar a fragilização do trabalho dos agentes e expor uma situação de “perigo real para os cidadãos brasileiros e turistas”.

Tudonahora