Plenária das Centrais delibera por ato com caminhada na greve nacional do dia 18

Por Imprensa (quinta-feira, 5/03/2020)
Atualizado em 5 de março de 2020

As centrais sindicais e sindicatos se reuniram na plenária, realizada na segunda-feira (02), no Sindicato dos Urbanitários, para definir a mobilização na greve nacional do dia 18 de março.

As entidades deliberaram por ato público com caminhada na greve nacional. A concentração ocorrerá na Praça Centenário, a partir das 15 horas.

Na Plenária, os dirigentes dos sindicatos e das centrais destacaram a preocupação com a reforma administrativa e as PECs 186, 187 e 188 que aprofundam a Emenda Constitucional 95 (teto de gastos por 20 anos), reduzem salários, destroem os serviços públicos e acabam com a estabilidade dos servidores públicos.

O diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, revelou que os policiais civis estarão em greve no dia 18. O sindicalista informou que os agentes e escrivães estão realizando paralisações nas quartas e quintas-feiras pela valorização através do aumento do piso salarial. Citou também a preocupação do Sindicato com o aumento dos casos de homicídios devido ao descaso do Governo do Estado com a pauta de reivindicações da categoria.

Foi definido que cada categoria convoque sua base para participar da greve nacional. *Os dirigentes informaram o calendário de mobilização da classe trabalhadora.*

Dia 06 de Março – Audiência Pública – mobilização contra o aumento da tarifa de energia – Equatorial
Dia 8 de Março – Dia Internacional das Mulheres
Dia 14 de Março – Assassinato de Marielle Franco e Anderson
Dia 18 de Março – Greve Nacional
Dia 1º de Maio – Dia do Trabalhador

Participaram as centrais sindicais e sindicatos, entre eles, o Sindpol, Sinteal, Sindjus-AL, Urbanitários, Sindprev, Sintietfal, Sintesfal, Sindipetro, CUT, CSP-Conlutas e outros.