Policiais civis mostram indignação com a falta de compromisso do governador em ato público

Por Imprensa (quinta-feira, 5/11/2020)
Atualizado em 5 de novembro de 2020

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizou grande ato público, na quarta-feira (04), em frente ao Palácio do Governo, para cobrar o compromisso do governador Renan Filho quanto à conclusão das negociações pela valorização da categoria.

Na mobilização, os policiais civis demonstraram indignação com a falta de compromisso do governador Renan Filho e relação à categoria. O governador havia se comprometido de realizar uma reunião até o dia 30 de outubro para apresentar proposta ao pleito da valorização, mas a audiência de conclusão das negociações não foi marcada pelo governo.

No ato, foram expostos os problemas enfrentados pela categoria, como os impasses vivenciados nos Centros Integrados de Seguranças Públicas (CISPs), que estão com as paredes e muros com rachaduras, tetos caindo, entupimentos da rede hidráulica, armazenamento de materiais apreendidos. O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informou que o CISP custou R$ 1,8 milhão, e atualmente todos os Centros apresentam problemas estruturais, tornando-se em desperdício de dinheiro público.

O sindicalista também destacou os três anos de negociação com o governo do Estado que trata com descaso os policiais civis. Revelou ainda que o governador concedeu aumento salarial aos delegados, aos policiais militares e avançou com os pleitos das categorias da segurança pública, mas ignorou os policiais civis que combatem a criminalidade e reduziram a violência.

O diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, lembrou que fará dez anos da explosão da Deic, que vitimou fatalmente a policial civil Amélia Dantas por conta da irresponsabilidade dos gestores, que se omitiram com o armazenamento de explosivo no local. O sindicalista informou que o Sindpol encontrou novamente armazenamento indevido de pólvoras e álcool em gel, no CISP de Igaci, que colocam em perigo a vida dos policiais civis e da população, podendo repetir a mesma tragédia.

Destacando o compromisso dos policiais civis com a sociedade, o 1º Secretário do Sindpol, Bartolomeu Rodrigues, disse que o governador é mandatário e tem que honrar com sua palavra, com o compromisso assumido com a categoria, mas não honrou, e não realizou a reunião.

Intensificação dos atos

Ao concluir o ato, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, disse que a paciência acabou ao se referir os três anos de luta e de negociação. O dirigente informou que o Sindicato irá intensificar a mobilização e voltará a acompanhar a agenda do governador.

Ricardo Nazário solicitou que os policiais civis fiquem atentos aos chamamentos do Sindicato para participar das atividades de mobilização pela valorização da categoria.