Policiais debaterão Novo Modelo de Polícia em Congresso Estadual. Veja a programação

Por Imprensa (quarta-feira, 20/10/2010)
Atualizado em 20 de outubro de 2010

A Polícia de Sergipe, tida como a mais eficiente do Brasil, será tema de debate

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) vai realizar o III Congresso Estadual dos Policiais Civis para definir junto à categoria as propostas para a Polícia Civil, a segurança pública em Alagoas e a melhoria da qualidade de vida dos policiais civis. O evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro, no Matsubara Hotel, em Maceió/AL.

O III Congresso Estadual visa à melhoria das condições de trabalho e da segurança pública através de propostas que possam resolver os problemas enfrentados diariamente pelos policiais civis e pela sociedade. Os eixos do evento são: construção da pauta de luta para 2011; proposta dos policiais civis para a segurança pública e como avançar na luta.

De acordo com o presidente em exercício do Sindpol, Josimar Melo, é fundamental que o policial participe, pois o Congresso é a instância maior da categoria, para que ela defina a pauta de reivindicações, a forma de lutas e o que pode ser melhorado na segurança pública. “Esse é o momento principal da categoria. Os policiais, que trabalham diretamente com a população, terão voz para expor suas ideias, problemas e serão ouvidos, já que eles não dispõem desse espaço nos outros fóruns, como o Conselho Estadual de Segurança Pública, Conselho Superior de Polícia, Delegacia Geral, Ministério Público e a Secretaria de Defesa Social”, esclareceu.

Para a realização do Congresso, o Sindpol promoveu pré-congressos para definir as propostas que versam sobre o tema “Valorização Policial e Novo modelo de Polícia Civil”. Nos encontros, os policiais civis elegeram os delegados do III Congresso Estadual, os quais irão debater, avaliar e aprovar as propostas apresentadas durante a realização dos pré-congressos.

No Congresso Estadual, também serão escolhidos três delegados para representar Alagoas no Congresso da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), onde será definida uma agenda de luta que agregará as reivindicações dos policiais civis do Brasil.

PC de Sergipe, a mais eficiente

A Polícia Civil de Sergipe é apontada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com o  índice de resolução de crimes contra a vida no Brasil. Para se ter uma ideia, de 277 inquéritos instaurados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa em 2009, 189 foram concluídos com a definição e prisão dos autores. Ou seja, o percentual de identificação e prisão dos infratores é de 68,23%, quando, nos estados mais desenvolvidos esse índice é, no máximo, de 30% a 40%.

Em Alagoas a situação é bem diferente. O Estado lidera o ranking de número de homicídio do Brasil. E para debater o tema “Novo Modelo de Polícia Civil”, no III Congresso Estadual dos Policiais Civis, o Sindpol convidou o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe, Antonio José Almeida de Moraes,  um representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública de Sergipe, o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas, Jorge Venerando e o delegado de Polícia da Bahia Maurílio Araújo, como mediador o presidente em exercício do Sindpol, Josimar Melo.

Dia 21/10 – Quinta

19h30 – Palestra: Novo Modelo de Polícia Civil

Representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública

Vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe, Antônio José Almeida de Moraes

Representante da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe

Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas, Jorge Venerando

Delegado de Polícia da Bahia Maurílio Araújo

21 h – Debate

22 h – Coquetel

Dia 22/10 – Sexta

9h – Apresentação das propostas dos Pré-Congressos

12 h – Almoço

14h – Encaminhamentos

16 h – Eleição de delegados para o Congresso da Cobrapol

Informações pelos telefones do Sindpol: 82-3221-7608, 8806-4526, 8832-2118 e 8857-3435.