Policiais ocupam Salão da Câmara pela PEC 300

Por Imprensa (terça-feira, 20/08/2013)
Atualizado em 20 de agosto de 2013

Manifestantes entraram pela entrada principal, ocuparam o Salão Verde. Médicos também protestam no Congresso

Os policiais militares, em luta pela aprovação do segundo turno da Emenda Aglutinativa das PECs 300/2008 e PEC 446/2009, ocuparam o Salão Verde da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20), para pedir a aprovação da matéria – que cria o piso salarial dos policiais Civis, Militares e do Corpo de Bombeiros. Categorias da Saúde contrárias e favoráveis ao Ato Médico também ocuparam a Câmara.

Os manifestantes entraram no Congresso Nacional pela entrada principal. Em seguida, ocuparam o Salão Verde e tentaram entrar no plenário da Câmara.

O deputado Major Fábio (DEM-PB), que apoia o movimento, conseguiu que os representantes do grupo fossem recebidos pelo presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Policiais civis se juntam aos militares

Os policiais civis, que estavam participando da manifestação. entraram, no Salão Verde, para cobrar a votação da PEC 300. Outras categorias da Saúde, que querem manter o veto ao Projeto de Lei do Ato Médico, se confrontaram com a polícia Legislativa.

No tumulto, os seguranças do Congresso usaram spray de pimenta e gás lacrimogêneo contra os manifestantes, que atingiram os policiais civis e lideranças do Sindpol. O Delegado Sindical do sindicato, Carlos Jorge da Rocha, passou e chegou a vomitar por conta dos efeitos do gás.

O presidente da Cobrapol, Jânio Gandra, foi convidado por parlamentares para um salão de uma Comissão na Câmara. Todos os policiais civis se dirigiram ao local para cobrar definição sobre a PEC do Piso Nacional, juntando-se aos policiais militares.

Do lado de fora, a Polícia Militar formou um cordão de isolamento para evitar a entrada de pessoas ao prédio do Congresso. Enquanto isso, os líderes partidários discutiam a estratégia de votação dos vetos presidenciais e os demais temas da pauta da terça-feira.

Por Josiane Calado – Sindpol-AL em Brasília