Portaria da SSP define medidas aos profissionais da Segurança Pública contra a Covid-19

Por Imprensa (sábado, 18/04/2020)
Atualizado em 19 de abril de 2020

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) publicou Portaria/SSP N° 0349/2020, no Diário Oficial de Alagoas, de quinta-feira (16), que estabelece medidas para o enfrentamento de emergência de saúde pública, decorrente do novo coronavírus, a doença Covid-19, aos profissionais da Segurança Pública, que apresentarem pelo menos dois dos sinais e sintomas, sendo um deles respiratório. A portaria denomina os sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, anosmia, mialgia ou diarreia. Neste caso, os profissionais serão obrigatoriamente afastados das atividades por 14 dias a contar da data de início dos sintomas. Veja abaixo as orientações:

QUEM DEVERÁ REALIZAR:

Os profissionais de Segurança Pública do Estado de Alagoas e integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, bem como os integrantes do Programa Ronda no Bairro que apresentem pelo menos dois dos sinais e sintomas (sendo um deles respiratório): febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, anosmia, mialgia ou diarreia serão obrigatoriamente afastados das atividades por 14 dias a contar da data de início dos sintomas.

QUANDO REALIZAR?

O teste rápido dar-se-á aos sintomáticos até o 10° dia após o início dos sintomas.

COMO AGENDAR?

Através do telefone funcional (82) 98833-9358 ou pelo whatssap (82) 99904-0315, da TC QOS PM Joana D’arc Gomes de Oliveira, diretora do Centro de Enfermagem da Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

LOCAL DE ATENDIMENTO

Pronto Atendimento do Centro Médico Hospitalar, localizado na Praça da Independência 67, Centro – Maceió-AL.

QUEM VAI REALIZAR

Centro de enfermagem da Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

PROCEDIMENTO ADOTADO:

1. a) Ao adentrar na recepção do Centro Médico Hospitalar, será ofertado ao agente de Segurança Pública uma máscara cirúrgica e álcool gel para higienização das mãos.
  2. b) O profissional de segurança pública será encaminhado à pré-consulta com a enfermeira do horário, onde será preenchido um formulário com as informações necessárias para tal procedimento.
  3. c) Após a consulta será realizado o teste rápido para COVID-19 e após o resultado será encaminhado ao médico plantonista.
  4. d) Do resultado: d.1) Resultado NEGATIVO – Orientar o retorno ao trabalho.

d.2) Resultado POSITIVO –

d.2.1) Notificar IMEDIATAMENTE o serviço de saúde através do e-mail notifica@ saude.al.gov.br ou pelos telefones: (82) 3315-2059/ 08002845415 (Horário comercial – todos os dias); (82) 98882-9752 (24 h).

d.2.2) Se militar, conceder mais 14 dias de isolamento ou, após avaliação, prazo indicado pelo

médico do quadro de saúde da PMAL.

d.2.3) Encaminhar ao serviço público de saúde referenciado ou hospital particular solicitado pelo paciente.

d.2.4) Oficiar a instituição a que o agente de segurança pública for vinculado para concessão do isolamento ou licença médica.