Presidente da Cobrapol conhece sede Sindpol e trata da luta nacional e empoderamento dos policiais civis

Por Imprensa (segunda-feira, 24/01/2022)
Atualizado em 24 de janeiro de 2022

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol-AL) recebeu o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), André Gutierrez, e do Diretor de Assuntos Ministeriais da Cobrapol, Evandro Baroto, na sexta-feira (21), na sede do Sindicato, para tratar das lutas, das pautas dos policiais civis e empoderamento político da categoria.

No encontro, Gutierrez discutiu a Lei Orgânica da Polícia Civil, a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 e a reforma do Código de Processo Penal para o exercício da atividade policial civil. Os dirigentes do Sindpol puderam tirar dúvidas, fazer esclarecimentos e contribuir com a luta nacional.

O presidente da Cobrapol está visitando os sindicatos nos estados nordestinos. Gutierrez disse que o Sindpol-AL tem história. “É um sindicato de luta, e o mais importante, luta constantemente em defesa da categoria e contra as perdas de direitos que certos governos tentam impor à categoria”, disse, acrescentando que o Sindpol-AL é um sindicato com o maior índice de filiação. “É importante que todos policiais civis da ativa e aposentados estejam filiados”, reforçou o dirigente.

Gutierrez esclareceu que a Cobrapol também busca defender os direitos em conjuntos com outras entidades, contra a política de retirada de direitos no Congresso Nacional, através de projetos de leis, PECs, que prejudicam, como a reforma da Previdência e a reforma Administrativa.

Dos três pontos de pauta tratados com o Sindpol-AL, o presidente da Cobrapol disse que a PEC 32 dificilmente tramitará em 2022, por causa do ano eleitoral, “pois nenhum candidato irá querer pôr o seu nome em uma proposta que retira muitos direitos e prejudica os servidores e a sociedade”.

Quanto ao Código do Processo Penal e à Lei Orgânica da Polícia, o dirigente nacional disse que essas propostas têm vínculos e as entidades estão trabalhando para criar ligações necessárias. “Estamos visitando os sindicatos para que eles tenham conhecimentos e possam contribuir melhor com a mobilização nacional”, explicou.

Apoio ao Congresso da Feipol-NE
O presidente da Cobrapol destacou que participará do Congresso da Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Nordeste – Feipol-NE, e já dispõe da Confederação disponível para apoiar e ajudar na organização do evento em Alagoas. “Estaremos presentes e trataremos dos debates e das lutas da categoria, do que é necessário para a Cobrapol contribui no sentido de luta, de força dos policiais civis e mantermos o que conquistamos e evitarmos perder o que querem nos tirar”, disse.

A temática do Congresso, que é o empoderamento dos policiais civis, é uma orientação da Cobrapol, Gutierrez explica que isso foi aprovado no Congresso da Confederação. “É importante termos candidatos policiais civis e deputados estaduais e federais. Os partidos políticos estão nos cobiçando, já declarando parceiros, mas o importante é que o policial saia candidato para as duas Casas Legislativas, porque é histórico que a gente frequente esses poderes com o ‘pires na mão’, fazendo pedido. Precisamos ter um dos nossos lá para fazer a luta dentro do Legislativo estadual e federal”, defende.

Veja o vídeo:

Link do vídeo