Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Presidente do Sindpol defende a importância do fortalecimento dos sindicatos durante sua participação em seminário

Por Imprensa (sexta-feira, 19/07/2019)
Atualizado em 19 de julho de 2019

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, participou do Seminário “A Importância no Trabalho dos Advogados”, realizado nesta sexta-feira (19), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Ricardo Nazário destaca a importância do seminário como forma de promover o contato com outras entidades sindicais, ressaltando que, dessa vez, com o Sindicato dos Advogados de Alagoas (Sindav), que tratou da temática do enfraquecimento dos sindicatos. “Existem alguns projetos de leis do governo para enfraquecer os sindicatos, propondo o fim da unicidade sindical, da contribuição sindical, bem como interferindo na representação sindical das negociações dos pleitos e salários das categorias”, alerta, destacando que o enfraquecimento do sindicato está sendo pautado pelo governo, contra as organizações sindicais de defesa da classe trabalhadora.

A palestra do advogado Max Maciel, presidente da Associação dos Advogados Trabalhista de Pernambuco (AATP), mostrou que com a reforma trabalhista houve redução de mais de 40% das ações trabalhistas. Por conta disso, discute-se na Justiça do Trabalho o fechamento de varas trabalhistas.

O advogado também informou que houve queda de 90% da arrecadação financeira dos sindicatos. Ele fez alguns questionamentos para reflexão aos sindicatos e advogados presentes na palestra: “Quem é o patrão de aplicativo: Uber, 99Táxi, Ifood” e “Como organizar a luta dos trabalhadores digitais, terceirizados e home office”.

Considerando o avanço contra os direitos dos trabalhadores, o advogado destacou que é preciso fortalecer as entidades sindicais, mostrando a importância do papel nas conquistas e manutenção dos direitos. “A Constituição Federal garante a obrigatoriedade dos sindicatos nas negociações”, disse em contradição à reforma trabalhista — que foi aprovada com o discurso de aumentar o número de postos de trabalho, mas que só fez aumentar o desemprego.

O Sindpol recebeu o convite para participar do seminário do aposentado da Polícia Civil Célio Romão, que  faz parte da direção do Sindicato dos Advogados do Estado de Alagoas (Sindav).

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS