Quase 600 agentes estão aptos a se aposentar

Por Imprensa (quinta-feira, 24/08/2023)
Atualizado em 24 de agosto de 2023

Por Regina Carvalho – Gazeta de Alagoas

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, diz que a entidade estava esperando muito por esse momento, a chegada de novos policiais, até para conseguir dar um atendimento de qualidade à população.

“Não era o número que a gente esperava, a gente queria que o concurso fosse para no mínimo mil pessoas e o governo do Estado lançou o concurso para 500 pessoas e formou 300. Devido a cláusula de barreira, não teve cadastro de reserva e a gente acabou perdendo a oportunidade de colocar mais policiais na instituição”, explica.

Segundo Ricardo Nazário, o Sindpol está cobrando um novo concurso, pois Alagoas conta com quase 600 policiais para se aposentar. Ou seja, não supre, mas ameniza o impacto dos 600 que estão aptos a se aposentar, segundo dados do sindicato que representa a categoria, que informa ainda que o efetivo atual da Polícia Civil fica em torno de 1,7 mil.

“A gente vê com bons olhos a entrada de mais colegas policiais civis e a gente espera que realmente entrem com espírito de proteger os cidadãos, exercer a profissão realmente como policial, sua atribuição fim e que a gente consiga desafogar vários inquéritos policiais que estão precisando de investigação e atender com mais celeridade a população. Esse é o nosso objetivo”, conclui Ricardo Nazário.

Em nota, a assessoria da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informou que conforme o Art. 7º do Decreto 15.877 de 2011, homologada a relação dos candidatos aprovados, os autos serão remetidos ao órgão solicitante para as providências relativas à convocação e posse daqueles classificados dentro do número de vagas ofertadas.

“Assim, frisamos que com a publicação do Edital nº. 43 – PC/AL, de 11 de agosto de 2023 que tornou públicos o resultado final no curso de formação e o resultado final no concurso para o provimento de vagas dos cargos de Agente de Polícia e de Escrivão de Polícia da Polícia Civil do Estado de Alagoas (PC/AL), questões sobre nomeação e posse são de responsabilidade da Polícia Civil do Estado de Alagoas”, destacou.

Os novos profissionais serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada região do Estado, para proporcionar maior celeridade na resolução de crimes e investigações, reforçando os quadros das delegacias de Polícia Civil e Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps).