Salário mínimo do Dieese de R$5.495,52 mostra a desvalorização do piso salarial dos PCs

Por Imprensa (quinta-feira, 11/02/2021)
Atualizado em 11 de fevereiro de 2021

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou o salário mínimo para uma família, composta por dois adultos e duas crianças, no valor de R$5.495,52.

Para chegar a esse valor, o Dieese usa como base o preço da cesta básica mais cara do país, a da capital paulista, que custa R$654,15, a qual teve alta de 3,59% em comparação com dezembro do ano passado. Em 12 meses, o valor do conjunto de alimentos subiu 26,40% em São Paulo.

Os dados do Dieese mostram o quanto está desvalorizado o piso salarial de R$3.800,00 dos policiais civis de Alagoas, que é o segundo pior do Brasil e o pior de nível superior da segurança pública em Alagoas.

Os policiais civis acumulam defasagem salarial em mais de 20%. O governador de Alagoas não concedeu aumento salarial nos 2016, 2019, 2020. E, nos anos de 2015, 2017 e 2018, aplicou índices inferiores ao IPCA para os servidores. A inflação registrou alta de 4,52% em 2020, e o preço do conjunto de alimentos subiu 24,67% na cesta básica. E para piorar, o governo do Estado aumentou a contribuição previdenciária de 11% para 14%, o que reduziu mais os salários dos policiais civis, principalmente, dos aposentados e pensionistas.

O Sindpol está na luta pela valorização dos policiais civis, buscando interlocutores para concluir as negociações com o governador Renan Filho.