Secretário apresenta projeto de Centros Integrados para cidades pequenas

Por Imprensa (segunda-feira, 20/04/2015)
Atualizado em 20 de abril de 2015

O Secretário Estadual de Defesa Social, promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, apresentou os gestores e representantes dos policiais civis (como o Sindpol), dos militares e dos Corpo de Bombeiros o projeto de criação de Centros Integrados das Polícias Civil e Militar para as cidades de 20 a 30 mil habitantes.

DSC_0276 DSC_0280 DSC_0289 DSC_0290 DSC_0293 DSC_0294 DSC_0295 DSC_0299

A reunião aconteceu na sede da Seds, na última quinta-feira (16). De acordo com o secretário, o governo do Estado pretende construir de 5 a 10 Centros por ano. No projeto arquitetônico, haverá cozinha, salas, dormitórios e um xadrez de contenção provisória com capacidade para até dois presos.

O secretário destacou que as delegacias do interior já funciona precariamente e muitas delas estão interditadas pela Justiça. Gaspar de Mendonça disse que o Governo destinará os recursos financeiros do Dentran/AL para construção dos centros.

O secretário também informou que o governador Renan Filho irá anunciar uma decisão política sobre os policiais civis e militares precários (sub judices) que estão trabalhando.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, defendeu a efetivação dos policiais civis sub judices, citando o caso de um policial civil, que trabalha há mais de dez anos na polícia, e corre o risco de ser exonerado por ter tido julgamento improcedente na última instância.

Na reunião, o Delegado Sindical Carlos Jorge da Rocha questionou os empréstimos financeiros internacionais realizados pelo governo anterior e perguntou sobre quais investimentos que foram feitos à segurança pública e os serviços públicos? Bem como se órgãos de fiscalização, como o Ministério Público estão investigando. O sindicalista também ressaltou a precariedade de investigação por parte da Polícia Civil, destacando a precariedade da Delegacia Especializada de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública – Decotap. Sobre esse assunto, o secretário não respondeu nada.