Segurança pública em Alagoas é prioridade para o Governo Federal

Por Imprensa (quinta-feira, 26/01/2012)
Atualizado em 26 de janeiro de 2012

Data: 26/01/2012

O governador Teotonio Vilela recebeu, na manhã da quarta-feira (25), em Brasília, a confirmação, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de que Alagoas será referência no País nas ações de segurança pública e nos programas antidrogas do Governo Federal, sendo um dos primeiros Estados a receber os investimentos no setor, a exemplo do combate ao tráfico e do atendimento a usuários de drogas.

As medidas vão ser implantadas por três ministérios: Justiça, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que vão atuar em conjunto com as secretarias estaduais da Defesa Social, Saúde, Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e da Paz.

O Governo de Alagoas receberá recursos para o treinamento e capacitação de profissionais da área de segurança pública, principalmente da perícia forense; para a construção e compra de equipamentos do novo Instituto Médico legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC); a contratação de leitos em hospitais de Alagoas para o tratamento e desintoxicação de dependentes químicos; ampliação do programa das comunidades terapêuticas, a implantação do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) 24 horas, além de outras ações que incluem o reforço na investigação criminal e o combate ao tráfico de drogas no Estado.

Essas medidas vão servir de referência para a implantação em outros estados do País que vão aderir ao novo programa do Governo Federal de combate à violência e à criminalidade.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, revelou ao governador Teotonio Vilela que, em março, virá a Alagoas para lançar ações do Programa Antidrogas.

Antes da visita do ministro José Eduardo Cardozo, uma missão do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) virá ao Estado para definir os detalhes dos convênios que serão assinados entre o Governo de Alagoas e o Governo Federal. Também haverá um alinhamento e a definição das ações conjuntas que serão implantadas na área de segurança pública.

O secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, que participou ao lado do governador Teotonio Vilela da audiência com o ministro da Justiça, ressaltou a prioridade do Governo Federal em auxiliar o estado de Alagoas.

A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, também esteve presente durante a audiência com o governador Teotonio Vilela.

Fonte: Agência Alagoas