Sem avançar na proposta, Governo se compromete a dar resposta ao Movimento Unificado até quinta
Luta pelo reajuste salarial

Por Imprensa (segunda-feira, 12/06/2023)
Atualizado em 12 de junho de 2023

O Movimento Unificado dos Servidores Civis e Militares se reuniu nesta segunda-feira (12) para nova rodada de negociação com o Comitê de Negociação Sindical (Cones). Não houve proposta do governo do Estado quanto ao reajuste salarial dos servidores públicos.

A secretária de Fazenda, Renata dos Santos, apresentou impacto do reajuste emergencial de 15%, informando que o índice solicitado daria quase um bilhão de reais, representando 52,12% da Despesa de Pessoal do Estado e ultrapassando o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com ela, o Estado não tem condições financeiras para conceder reajuste salarial este ano, somente no próximo ano.

A fala da secretária foi entendida como reajuste zero para as entidades presentes. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, disse que o Movimento Unificado não tem interesse em estar protelando com as reuniões sem o Governo do Estado apresentar uma proposta concreta para este ano. “Já discutimos os números das finanças do Estado. O professor de Economia Diego Farias de Oliveira, contratado pelo Movimento Unificado, mostrou que tem espaço financeiro para conceder o reajuste. A receita apresenta superávit e vai melhorar”.

Novamente, a secretária alegou a reestruturação das carreiras dos servidores e a lei que limitou a arrecadação do ICMS. Disse também que, dos meses de abril a setembro, a receita cai no Estado, e melhora entre outubro e março. De acordo com ela, só no segundo semestre, o Estado terá o cenário real da arrecadação.

A presidente da CUT, Rilda Alves, disse que os servidores não têm como esperar mais. Não podem ficar com o reajuste zero neste ano. “Estamos à disposição para negociar. Se for continuar assim, vamos perder tempo. Queremos avançar. O governo precisa ter uma resposta para os servidores”, defendeu.

Renata dos Santos disse que vai se reunir com o governador Paulo Dantas nesta segunda-feira (12), e repassará para ele o sentimento dos servidores quanto ao reajuste salarial para este ano. O Governo ficou para dar resposta até esta quinta-feira (15), ao Movimento Unificado.

Os sindicalistas, que participaram da negociação, foram unânimes no sentido de que se não houver uma proposta concreta, o Movimento Unificado irá para o embate, convocando os servidores públicos para a luta.

Uma nova reunião do Movimento Unificado ficou marcada para esta sexta-feira (16), na sede da CUT, no horário da manhã, com o objetivo de traçar as ações de mobilização. As entidades também aguardam a possibilidade de serem convocadas para nova rodada de negociação até quinta-feira (15).