Sem resposta do governador, policiais civis deliberam por paralisação de 48h

Por Imprensa (terça-feira, 10/11/2020)
Atualizado em 11 de novembro de 2020

Paralisação terá início às 8 horas desta quarta (11) com encerramento às 8 horas da sexta-feira (13)

Os policiais civis deliberaram, em assembleia geral, nesta terça-feira (10), por paralisação de 48 horas, que terá início às 8 horas desta quarta (11) com encerramento às 8 horas da sexta-feira (13). A decisão se deve à falta de compromisso do governador Renan Filho que prometeu se reunir com a direção do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) até o dia 30 de outubro, para concluir as negociações pela valorização da categoria.

Na assembleia, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, fez levantamento da mobilização, junto ao Governo do Estado, passando pelo ato público na inauguração do CISP de Maribondo, em 12 de março; realização de ato na inauguração do Hospital Regional da Mata em União dos Palmeira e reunião com o governador em 7 de outubro, o qual prometeu se reunir com o Sindpol até o dia 30 de outubro, o que não ocorreu.

Mobilização
A categoria decidiu pela realização atos públicos na Central de Flagrantes nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12), a partir das 8h.

Na assembleia geral, foi definido que o Sindpol e a categoria acompanharão a agenda do governador Renan Filho nas atividades públicas e nas eleições municipais.

Os policiais também deliberaram que o Sindpol fará campanha contra o candidato do Governo do Estado à Prefeitura de Maceió, tendo em vista que o governador não cumpre com sua palavra.

Há três anos que os policiais civis lutam pela valorização. O governador já concedeu reajuste salarial aos delegados, aos policiais militares e acatou reivindicações de várias categorias da segurança pública, mas trata com descaso os pleitos dos policiais civis.

Orientações na paralisação:
– Flagrante um por vez, pois o Delegado não pode estar em vários cartórios ao mesmo tempo, somente com a presença do Delegado;
– Fazer local de crime só com a presença do Delegado. Se o Delegado não for, os policiais civis não devem ir;
– TCO só na presença do Delegado, mesma orientação do Flagrante;
– Não realizar oitivas (Declarações, Depoimentos e Interrogatórios);
– Não fazer Boletins de Ocorrências, com exceção dos BOs de estupro, SVO, flagrante;
– Não sair para cumprir mandados de prisões e mandados de busca e apreensões, e não ir para operações policiais;
– Garantir o acesso do advogado ao preso;
– Cumprir as diretrizes do SINDPOL ALERTA.