Senasp se compromete com Cobrapol para enviar a Lei Orgânica de consenso neste ano

Por Imprensa (quarta-feira, 5/08/2020)
Atualizado em 5 de agosto de 2020

A diretoria da Cobrapol se reuniu com o coordenador Geral de Estratégia em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, coronel Luís Cláudio Laviano, no dia 28 de julho, para firmar o compromisso de que seja encaminhada, ainda este ano, a proposta de Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, após entendimento entre a Confederação e as entidades nacionais dos delegados: ADEPOL e ADPJ.

O presidente da Cobrapol, André Luiz Gutierrez, informa que o representante da Senasp avaliou como possível a aprovação da matéria antes mesmo das eleições municipais e solicitou que os entendimentos entre os diversos segmentos envolvidos, sejam consumados para que a proposta de consenso seja enviado ao Legislativo o mais breve possível.

Gutierrez disse que “a Cobrapol, mais uma vez, deixou claro seu posicionamento contrário ao Projeto de Lei 1.949/2007, que tramita no Congresso Nacional, por não contemplar os interesses de nossa categoria, bem como a defesa do Ciclo Completo com a implantação da Carreira Única como solução mais efetiva para o aperfeiçoamento da instituição, a valorização dos policiais civis, o incentivo aos novos profissionais e, consequentemente, ao fortalecimento das políticas de segurança pública”.

O dirigente da Cobrapol ressalta que a Carreira Única é fundamental para a implantação do Ciclo Completo. “Vamos continuar defendendo com argumentos essa solução para o policial civil, a instituição e a sociedade sem prejuízo do diálogo, nesse momento, em torno de um consenso que permita avançar”, sentenciou.

Além da Cobrapol, também estiveram presentes os representantes das cinco federações filiadas à Confederação: Ênio Nascimento (FEIPOL-NORDESTE), Itamir Lima (FEPOL-NORTE), Márcio Pino (FEIPOL-SUDESTE), Evandro Baroto (FEIPOL-SUL) e Marcus Monteiro (FEIPOL-CENTRO OESTE/NORTE).

Com informações da Cobrapol