Seplag define os encaminhamentos para os pleitos dos PCs com o Sindpol

Por Imprensa (sexta-feira, 19/05/2023)
Atualizado em 19 de maio de 2023

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu com o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio – Seplag-AL, Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno para dar encaminhamento a pauta de reivindicações da categoria, na noite de quarta-feira (17).

Na reunião, os dirigentes do Sindpol voltaram a cobrar a valorização através da melhoria do piso salarial, do reajuste da verba alimentação, implantação da verba vestimenta, da implantação do serviço voluntário, da periculosidade, da revisão do Plano de Cargos, Salários e Subsídios (PCSS), entre outros itens da pauta de reivindicações.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informou que a reunião foi produtiva com perspectiva de atendimento de pleitos da pauta. O sindicalista destaca que o Sindpol está negociando a pauta específica da categoria e também faz parte do Movimento Unificados dos Servidores Públicos que pleiteiam a reposição da inflação e perdas inflacionárias.

Relatório da pauta de reivindicações
O secretário Gabriel Albino informou que está concluindo o relatório da pauta de reivindicações com o impacto financeiro dos pleitos para encaminhar ao Governo do Estado, e saber com o governador o que se pode avançar de início.

Gabriel Albino se comprometeu em avançar com os pleitos da categoria. O secretário também disse que irá falar com a secretária da Sefaz, Renata dos Santos, para dar celeridade na implantação do reajuste da verba de alimentação ainda este mês.

Quanto à revisão do plano, o pleito do Sindpol é que a exigência da carga horária dos cursos da Parte Permanente seja igual à dos policiais civis das Partes Especial e Suplementar. Dirigentes do Sindicato informaram que no atual plano, quem estuda mais, acaba ganhando menos pelos investimentos feitos.

Para concluir o relatório, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, orientou que a Seplag encaminhe os pedidos de informações à Polícia Civil e envie cópia do pedido ao Sindpol para que a diretoria também possa acompanhar e cobrar da instituição policial.

Ainda na reunião, o diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, colocou a questão da saúde mental dos policiais civis, citando o caso da delegacia no Ceará que um policial matou quatro colegas de trabalho.

O secretário da Seplag solicitou ao Sindpol que fizesse um levantamento do que falta para estruturar o setor de Qualidade de Vida.

Reajuste geral
O secretário da Seplag disse que haverá reunião com os sindicatos dos servidores públicos até o dia 30 deste mês para que o governador possa anunciar o posicionamento sobre a questão da reposição da inflação, da data-base dos servidores públicos. O Movimento Unificado dos Servidores Públicos reivindica reajuste emergencial de 15%.