Seplag recebe movimento dos servidores para dar início às negociações do reajuste geral

Por Imprensa (quarta-feira, 27/03/2024)
Atualizado em 27 de março de 2024

O Secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Gabriel Albino, reuniu-se com as lideranças sindicais, que compõem o Movimento Unificado dos Servidores Públicos, na terça-feira (26), para tratar da reposição salarial.

A reunião ocorreu em decorrência da entrega da pauta de reivindicações pelas entidades sindicais, no dia 20 de março, ao Governo do Estado.

O secretário disse que irá fazer o impacto financeiro proposta das entidades para levar ao governador. O gestor público ressaltou que a Secretária está aberta à negociação. De acordo com ele, as questões específicas das categorias do serviço público serão tratadas pelo Comitê de Negociação Sindical do Estado de Alagoas – Cones-AL.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol, Ricardo Nazário, disse que as negociações específicas de cada categoria ficaram travadas desde o ano passado. Ele citou que o Sindpol não obteve avanço dos pleitos específicos da categoria, apesar de ter enviado vários ofícios.

O dirigente sindical revelou que os policiais civis têm o drama da majoração da carga horária, informando que a metade da categoria está recebendo o direito, e a outra metade não. “É algo viável para o Estado tratar isso com seriedade e fazer acordo com a categoria”, defendeu.

O presidente do Sindpol ressaltou que o governador se comprometeu de que a mesa de negociação deste ano tratará das perdas inflacionárias das gestões passadas, em torno de 20%, e o ganho real, destacando que o próprio governador diz que o governo é de continuidade.

A reunião também contou com os representantes da Educação, Saúde e a CUT, os quais destacaram aguardar a definição da negociação e o anúncio do governador Paulo Dantas até 1º de maio, que é uma data simbólica para os trabalhadores.

O professor de economia Diego Farias, que está fazendo estudo da receita do Estado, afirmou que a pior coisa para os servidores públicos é a inflação e que, sem reposição salarial, o trabalhador fica com o salário achatado. Ele também destacou que a folha de pagamento dos servidores está abaixo do limite da lei de responsabilidade fiscal, e o Estado de Alagoas está obtendo receita recorde, crescimento do ICMS e do FPE – Fundo de Participação dos Estados.

Ao final da reunião, o movimento dos servidores informou que vai entregar à Seplag uma proposta com reposição da inflação, junto às pendências inflacionárias da gestão passada mais ganho real, para realização de impacto financeiro.

Na última reunião no Palácio do Governo, os integrantes do Movimento dos Servidores entregaram à Gerente de Articulação Social do Gabinete Civil do Governo, Edenilsa Lima, a pauta de reivindicações com os seguintes itens: restabelecimento da mesa permanente de negociação com o governador com a garantia efetiva da participação das entidades representativas dos servidores e da CUT; índice de reajuste salarial; valorização profissional e condições de trabalho; terceirização e precarização no serviço público e concurso público.