Sindicatos definem estratégias em defesa da aposentadoria diferenciada dos PCs

Por Imprensa (terça-feira, 20/08/2019)
Atualizado em 20 de agosto de 2019

Os sindicatos de policiais civis, como o Sindpol-AL, participaram do Congresso Nacional Extraordinário da Cobrapol, realizado de 12 a 14 de agosto, em Brasília, para definir as estratégias de mobilização em defesa da aposentadoria diferenciada na reforma previdenciária que será deliberada em dois turnos pelo Senado Federal nas próximas semanas.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informa que o maior objetivo do Congresso da Cobrapol foi manter a luta no Senado, reafirmando aos senadores que os policiais civis do Brasil são contra a reforma da Previdência. “Vamos mostrar aos senadores que os policiais civis estão insatisfeitos com o que está sendo posto na reforma da Previdência”, disse.

No Congresso da Confederação, foi abordado o tema da PEC Paralela com a inclusão da Capitalização, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que enviará ao Legislativo. “Isso é muito preocupante porque os servidores públicos terão que contribuir com a Previdência Privada, provocando incerteza sobre quem garantirá o pagamento das aposentadorias”, alertou.

Ricardo Nazário também informa que foram debatidos o ataque à estabilidade dos servidores públicos, o que significará o retrocesso de direitos das categorias do serviço público.

Senasp

No Congresso da Cobrapol, houve a visita do Secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), general Guilherme Theophilo, que paralelamente ao Congresso, estava no Encontro Técnico Anual do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública, o Pró-Vida. O evento contou com a participação de vários estados, inclusive Alagoas. O general informou aos sindicalistas que ficou surpreso com a taxa de suicídio em São Paulo. O índice de suicídio na Polícia Civil é maior do que na Polícia Militar.

“O alto índice de suicídio de policiais civis em São Paulo é uma realidade que acontece em todos os estados. É algo que o Sindpol Alagoas já vem se preocupando e realizando alguns eventos junto à categoria para prevenir algumas doenças relacionadas ao estresse, como a depressão. Por isso, realizamos os Jogos da Integração, o Vida Saudável, Sindpol em Ação, Torneio e Copa de Futebol, entre outras ações, que focam o bem-estar do policial civil”, disse Ricardo Nazário.

O general também firmou compromisso, diante de todas as delegações sindicais, que nas visitas aos estados, irá convidar cada sindicato de policiais civis para fazer parte da discussão sobre saúde da categoria e melhoria da Segurança Pública. “Afirmamos ao general que a iniciativa é importante para o bem-estar dos policiais”, revelou o presidente do Sindpol.

Apoio político

Os sindicalistas do Brasil receberam a visita do deputado federal Capitão Wagner (PROS-CE) e agradeceram o empenho do parlamentar na defesa da aposentadoria policial que tramitou na Câmara dos Deputados.

O deputado reafirmou que é contra a reforma da Previdência e que irá se engajar junto aos senadores para que os policiais tenham um olhar diferenciado no Senado.