Sindicatos preparam mobilização dos servidores para o dia 30 de agosto

Por Imprensa (quarta-feira, 14/08/2013)
Atualizado em 14 de agosto de 2013

As lideranças sindicais das áreas da Saúde, da Segurança, da Educação e dos Urbanitários se reuniram na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na noite da sexta-feira (13), para definir a mobilização dos servidores públicos estaduais.

Uma reunião, que estava marcada com o governador Teotônio Vilela Filho para esta quinta-feira (15), foi suspensa e não tem data definida. A CUT e os sindicatos iriam discutir com o governador o aumento salarial de 15% deste ano. Deste percentual, o Governo  valor concedeu 5,83%.

As secretárias da Fazenda e da Gestão Pública alegam que os gastos com o pessoal atinge 49% da receita, o que estaria acima da Lei de Responsabilidade Fiscal. Um estudo da CUT aponta que o percentual é de 46%, não o que vem sendo divulgado pelo Estado. A Central observou, que diferente dos outros estados da Federação, Alagoas está colocando como despesa os pensionista e os aposentados  na folha de pagamento dos ativos.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, o qual participou da plenária da CUT, informa que os dirigentes decidiram várias atividades. Entre elas, cobrar o encaminhamento do Ministério Público referente ao estudo da CUT para aumento salarial dos servidores públicos; reivindicar  a reunião com o governador e convocar os servidores para o grande ato público com as centrais sindicais e sindicatos, no dia 30 de agosto, com pautas de reivindicações nacional e estadual.

Para organização da luta, ficou definida uma nova plenária da CUT para o dia 19 de agosto, a partir das 18 horas, na Central.