Sindpol adia realização da assembleia geral devido ao aumento de mortes e contágios por covid-19

Por Imprensa (terça-feira, 16/03/2021)
Atualizado em 16 de março de 2021

Agravamento da pandemia

Preocupado em preservar vidas dos policiais civis e seus familiares, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) decidiu adiar a assembleia geral com data a ser definida. A decisão ocorre diante do agravamento da pandemia do novo coronavírus, com o aumento de mortes, contágios e o sistema de saúde entrando em colapso. Na segunda-feira, foram 18 pessoas vítimas fatais da covid-19, além de 1.048 casos registrados em 24 horas e 84% de ocupação das UTIs em Alagoas.

Com esse quadro alarmante e consciente do risco de morte, a diretoria do Sindpol decidiu adiar a assembleia geral, que deverá ser realizada de forma virtual. O Sindicato está viabilizando a parte técnica para realização da Assembleia.

Retomada a negociação com o governador

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, revela que, na última reunião com o governador Renan Filho, ocorrida na sexta-feira (12), a avaliação da diretoria foi positiva, pois o encontrou abriu o diálogo do Sindicato com o governador Renan Filho, o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, e o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, para em conjunto formalizar uma proposta do Governo do Estado pela valorização até maio deste ano. O governador também garantiu conceder os reajustes gerais dos anos de 2021 e 2022.

Renan Filho reconheceu que a luta do Sindpol e policiais civis vem de muito tempo e que precisa concluir a negociação, mas ele demonstrou preocupação com a Lei Federal Complementar 173/2020, a qual proíbe o reajuste no salário dos servidores até 31 de dezembro.

Na reunião, os dirigentes do Sindpol cobraram a implantação da verba de vestimenta, a periculosidade e a compensação financeira com o aumento da carga horária de 30 horas para 40 horas.

O governador sinalizou com a verba de vestimenta, mas disse que irá fazer consulta à Procuradoria Geral de Estado no sentido de evitar que o pleito não seja inviabilizado por conta da Lei Federal Complementar 173/2020. Quanto ao aumento da carga horária, Renan Filho disse que irá aguardar a decisão do Poder Judiciário.

O Sindpol também cobrou a prioridade da vacinação para os policiais civis. O governador e o secretário Gaspar de Mendonça informaram que estão viabilizando isso. O secretário disse que já enviou ofício ao ministro da Saúde solicitando a vacinação aos profissionais de Segurança Pública. O governador revelou que primeiro serão vacinados os idosos e as pessoas com comorbidades e após os profissionais de segurança pública e professores.

Avaliação da negociação

A diretoria do Sindpol, em reunião deliberativa, de avaliação da reunião do Governo do Estado, entendeu em defender que haja uma construção de negociação, considerando a disposição do Governo, diante do cenário caótico com a pandemia.

No atual momento, mortes de policiais civis por covid-19, policiais civis e familiares internados, pessoas perdendo empregos, aumento de casos de mortes (Alagoas chegou ao número de 3.216 pessoas mortas), empresas falindo, leis federais, emendas constitucionais e PECs que prejudicam os direitos dos servidores públicos de modo em geral, com tudo isso, a diretoria entende em seguir negociando a valorização dos policiais civis.