Sindpol ajuda a criar carta de intenções das demandas das mulheres em Congresso Internacional

Por Imprensa (sexta-feira, 31/03/2023)
Atualizado em 31 de março de 2023

As diretoras do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) Else Freire e Priscilla Braz participaram do Congresso Internacional das Mulheres Policiais, realizado nos dias 28, 29 e 30 de março, em Brasília.

O Congresso visou a criar uma carta de intenções com as demandas das mulheres da Segurança Pública em âmbito nacional. Para isso, foram criados grupos de trabalhos, nos três dias de Congresso, buscando construir e debater as demandas essenciais para as mulheres policiais. Ocorreram palestras importantes, abordando temáticas variadas sobre Laço Social e Ética nas Relações de Trabalho, A Mulher Policial no Mundo, Visão Constitucional e Institucional da Segurança Pública, Saúde Mental, Gênero, Qualidade de Vida, Democracia e Aposentadoria.

A vice-diretora de Comunicação do Sindpol, Else Freire, informou que foram feitos grupos, divididos em eixos com antes do ingresso na polícia; seleção de mulheres policiais; carreira; cotidiano e aposentadoria. “O evento permitiu o contato com a realidade e experiências de mulheres policiais de todas as regiões do país e ainda com policiais de fora do país, a exemplo de Bogotá-Colômbia. Isso abre para as trocas valiosas de conhecimento da realidade, das demandas, dos projetos bem sucedidos e ainda das dificuldades, o que possibilita trazer propostas para o nosso Estado e divulgar os avanços que o nosso Sindicato já conquistou”, destacou.

Para a 2ª Secretária do Sindpol, Priscilla Braz, o Congresso foi bastante proveitoso para a “construção de pautas e propostas factíveis, buscando preservar a saúde integral na atuação e valorização da mulher policial”.

As diretoras também encontraram as policiais civis de Alagoas Luana Mendes e Lígia Bandeira, que estão à disposição do Ministério da Justiça em Brasília, as quais participaram do evento.

No último dia do Congresso, as mulheres policiais, através do Movimento Unificado das Mulheres Policiais do Brasil –MMUP, entregaram na Câmara dos Deputados a carta de intenções com as demandas das mulheres da Segurança Pública.