Sindpol-AL reclama da situação existente na PC

Por Imprensa (sexta-feira, 11/08/2017)
Atualizado em 11 de agosto de 2017

Citada por muitos, como a principal área na gestão estadual alagoana, a segurança pública mais precisamente a Polícia Civil vem atravessando uma de suas piores crises e dessa maneira, a população sofre com o descaso cotidiano a instituição.

Conforme o diretor-jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, os principais problemas existentes na Polícia Civil são os seguintes: estrutura precária nos Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) recém inaugurados- onde os tetos na maioria deles está afundando, paredes rachadas e pisos afundando; superlotação de presos nas delegacias- fazendo com que os policiais cuidem deles e deixem de investigar os diversos inquéritos existentes atualmente e a carência de efetivo- é necessário aproximadamente dois mil policiais civis, em que vem sendo realizados concursos públicos na PC a cada dez anos.

Ainda segundo Nazário, o sindicato propõe ao governo do estado, que redistribua melhor o efetivo existente atualmente, para assim diminuir a quantidade de inquéritos existentes nos distritos policiais e com isso daria uma resposta mais rápida a sociedade. Além disso, seria interessante firmar um convênio com a Secretária de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), para os agentes penitenciários concursados cuidar dos presos das delegacias, a exemplo da Casa de Custódia.

Respostas da Polícia Civil
Segundo o delegado geral da Polícia Civil do Estado de Alagoas,Dr. Paulo Cerqueira, em relação, a superlotação das delegacias, estas vem sendo minimizadas, graças a transferência dos presos para o sistema prisional e isso é avisado ao sistema de forma antecipada. “Quando ocorre as grandes operações o sistema é avisado de forma antecipada, o que consequentemente assegura um pouco de tranquilidade aos policiais nas delegacias. No entanto, as prisões efetuadas diariamente e de forma ordinária, seja pela Polícia Civil, seja pela Polícia Militar acarreta ainda um acúmulo de presos em algumas unidades policiais, o que deverá ser sanado com as entregas das Casas de Custódia regionalizadas ao sistema penitenciário.Considero que somos vítimas da nossa própria eficiência, pois prendemos muito e constantemente, dando dessa maneira uma resposta aos clamores da sociedade”, justificou.

Sobre a carência de aproximadamente dois mil Policiais Civis, o delegadp-geral afirmou que governo pretende nomear os profissionais que estão na reserva técnica do último concurso realizado em 2012. ” Tramita uma solicitação da Delegacia Geral da Polícia Civil, ao governador para que seja realizado um novo certame, no ano de 2018 com 500 vagas, a depender da apreciação governamental.

Já sobre os problemas dos CISPs, estão sendo realizados reparos pelas construtoras responsáveis por cada um deles e isso é fruto da grande quantidade de chuvas nesse período.

nazario