Sindpol alerta para a valorização da vida e o combate ao suicídio
Setembro Amarelo: Você não está sozinho

Por Imprensa (quinta-feira, 10/09/2020)
Atualizado em 10 de setembro de 2020

Nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, é a data oficial do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente a Campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Calcula-se que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos oficiais passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais como, por exemplo, depressão e transtorno bipolar.

Esse cenário preocupante de isolamento e distanciamento social tem contribuído para o aumento do pensamento suicida, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol debate o tema, tendo como importante para a saúde mental dos policiais civis e da população, destacando que o Sindicato está disponível para orientar o policial civil.

Assista ao vídeo: