Sindpol apresenta pauta de reivindicações 2011 ao secretário de Gestão Pública

Por Imprensa (sexta-feira, 12/02/2010)
Atualizado em 12 de fevereiro de 2010

O Sindpol entregou ao Secretário de Gestão Pública, Guilherme Lima, a pauta de reivindicações 2011 dos policiais civis, que foi aprovada no III Congresso Estadual dos Policiais.

O vice-presidente do Sindpol, Josimar Melo, ressaltou ao secretário o pleito de 60% da remuneração dos delegados. O sindicalista  destacou que por lei, os delegadados terão salários a partir de R$ 10.000,00. “Devido à importância da profissional, principalmente, nesse contexto de violência, de tráfico de drogas, o governo tem que valorizar e motivar os profissionais para o enfrentamento da criminalidade”, disse.

Quanto ao curso superior de Polícia Civil, Josimar Melo informou que já existe o pedido na Universidade Federal de Alagoas, mas a burocracia tem sido um empecilho.

Lima destacou como novidade da pauta de reivindicação o pedido de realização do concurso público,  a criação do quadro administrativo da Polícia Civil e a criação da gratificação de risco de vida incorporando as funções especiais da Oplit

O Secretário se comprometeu em fazer o impacto financeiro do piso salarial e de se reunir com os secretários da Fazenda e da Defesa Social para tratar do assunto. Uma nova reunião do Sindpol com o secretário acontecerá no dia 17 de janeiro de 2011.

Veja abaixo:

Pauta de reivindicações para 2011

Piso para os Policiais Civis no valor de 60% da remuneração do delegado de policia de Alagoas;
Plano de Carreira;
Pagamento de URV, gatilho e trimestralidade;
Pagamento de diárias antecipadas para deslocamento da sede e para o plantão da Regional;
Efetivação dos policiais civis sub-judice;
Ampliação da gratuidade do transporte urbano da capital para interior (vale transporte);
Ticket alimentação;
Plano de Saúde mantido pelo Estado;
Regulamentação da lei que institui o seguro de vida;
Retirada dos presos das delegacias;
Ampliação do Setor Psicossocial para os Policiais Civis e Servidores Administrativos da SCJDS;
Promover e ofertar vagas para o curso superior de policia aos Policiais Civis;
Aposentadoria especial para mulher de 15 de serviço policial e 25 de contribuição.
Concurso público para a polícia civil
Criação do quadro administrativo da Polícia Civil (gestores, sociólogos, psicólogos, etc.);
Curso de capacitação, graduação e pós-graduação em áreas afins;
Criação da gratificação de risco de vida incorporando as funções especiais da Oplit (200 funções).
Criação de critérios técnicos profissionais para ocupação dos cargos de chefia e gestão (gestão publica, especialização, mestrado etc).
Chefia de cartório só para escrivães e as de operações só para agentes.
Fim das operações asfixia e sufoco;
Kit para todos os policiais (pistola, colete, algemas, etc.).

Tabela de subsídios reivindicada pelo Sindpol

Classe    Subsídio Atual    Sub. Proposto              Incremento

A   R$   1.818,09               R$   6.000,00              R$   4.181,91

B   R$   2.090,80               R$   6.900,00              R$   4.809,20

C   R$   2.404,42               R$   7.935,00              R$   5.530,58

D   R$   2.765,09               R$   9.125,25              R$   6.360,16

Obs.: Para Agentes de Polícia, Escrivães de Polícia das Partes Permanente e Especial e cargos da Parte Suplementar.

Pauta construída no III Congresso dos Policiais Civis de Alagoas Outubro de 2010