Sindpol aprova Diretoria da Mulher e elege nove dirigentes de Alagoas na Feipol-NE
VIII Congresso da Feipol-NE promove rico debate e encaminhamento da nova Feipol-NE

Por Imprensa (sexta-feira, 5/05/2023)
Atualizado em 5 de maio de 2023

O VIII Congresso da Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Nordeste (Feipol-NE), realizado nos dias 27 e 28 de abril, realizou importantes debates sobre as condições dos policiais civis nordestinos, o cenário político e avanços para a categoria. A temática do Congresso foi a “Integridade Física e Mental na Carreira do Policial Civil”.
Houve eleição da nova direção da Feipol-NE. Alagoas deixou a presidência da Federação, quem assumiu foi Sergipe. Nove dirigentes do Sindpol-AL foram eleitos para a Federação.

Na aprovação de mudança estatutária, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, levou a proposta de criação da Diretoria da Mulher para a Feipol-NE, que foi aprovada por unanimidade no Congresso.

Ricardo Nazário explica que a cada dois anos, um novo estado do Nordeste assume de forma consensual a Federação. O diretor Financeiro do Sinpol-SE, Jorge Aglaelson, foi eleito o presidente da Feipol-NE.

“No Congresso, as delegações dos estados se encontraram e discutiram as melhorias das condições de trabalho do Nordeste. Os participantes trataram da reposição inflacionária, revelaram que os governos de Bahia e Sergipe já concederam percentual de reajuste salarial, enquanto o governo de Alagoas continua sem definição. Fizemos a avaliação da conjuntura política regional, a pauta dos policiais civis que está inserida no cenário político; o fortalecimento político da categoria, os avanços que os estados tiveram e o que estão pendentes, como os presos que ainda estão nas delegacias; além da implantação da periculosidade, o reconhecimento e valorização do policial civil. Realizamos uma ampla discussão da categoria dos policiais civis nordestinos”, informou o presidente do Sindpol.

No Congresso, ocorreram palestras sobre a temática da saúde. O diretor de Comunicação do Sindpol-AL e então presidente da Feipol-NE, Edeilto Gomes, proferiu a palestra sobre etarismo na Polícia e preparação da transição do policial para a aposentadoria. Para ele, o Congresso teve na sua essência a promoção da gestão para a 2023/2025, mantendo também o debate sobre a saúde física e mental dos policiais civis e o tema do empoderamento feminino.

Ainda no Congresso da Feipol-NE, o palestrante policial civil de Sergipe Alysson Feitoza apresentou preocupações com a utilização da pistola Beretta APX Full Size 9MM, devido às falhas que ocorrem por conta da mola. Ele orientou que os policiais, que atuam com esse armamento, devem solicitar a troca da mola.

Eleição
Na composição da nova direção da Feipol- NE,  foram eleitos de Alagoas os dirigentes do Sindpol Ricardo Nazário com 1º Diretor de Assuntos Parlamentares, Iran Arruda, como diretor Executivo de Base; Jânio Vieira, como 1º Diretor Geral Executivo de Base; Charles Alcântara, como 2º Diretor Executivo de Base e Sidney Ribeiro como 2º Diretor de Assuntos Previdenciários; e no Conselho Fiscal os dirigentes Carlos Bispo (Carlão), Silvia Almeida,  Selma Leopoldo e Júlio Gomes.