Sindpol cobra a interdição da Delegacia de Delmiro Gouveia

Por Imprensa (segunda-feira, 1/08/2016)
Atualizado em 1 de agosto de 2016

Os dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) estiveram na Delegacia Regional de Delmiro Gouveia para cobrar das autoridades as medidas cabíveis para sanar a insalubridade e a incidência de tuberculose no local.

Estiveram na regional o vice-presidente do Sindpol, Edeilto Gomes, o Delegado Sindical do Sindpol Carlos Jorge da Rocha, o diretor Jurídico, José Carlos Fernandes (Zé Carlos), os integrantes do Conselho Fiscal Sidney Ribeiro e Jânio Vieira.  Os dirigentes também acompanharam as precárias condições estruturais das delegacias de Batalha, Santana do Ipanema e Piranhas.

Em Delmiro Gouveia, o sindicato registrou o alto risco de contaminação por tuberculose, tendo em vista que havia um preso com a doença, além de vários outros apresentarem os sintomas.

Os policiais civis estão trabalhando com máscaras e luvas. Muitos detentos também recorrem aos mesmos cuidados. Ao todo são 54 presos distribuídos em um local precário e insalubre que cabe no máximo 22 presos. Há muito lixo pela carceragem da delegacia.

O Sindpol reiterou o pedido de interdição da regional de Delmiro Gouveia à Procuradoria de Justiça, solicitando a vistoria e medidas que visam sanar os problemas. Também foram entregues solicitações ao Corpo de Bombeiros, à Defensoria Pública e à Prefeitura.

O Sindicato também se reuniu com o prefeito de Delmiro Gouveia, Lula Cabeleira, na sexta-feira (29), para tratar das precárias condições de trabalho da regional. No encontro, Lula Cabeleira se comprometeu a ser o interlocutor junto ao governador com o objetivo de resolver os problemas da regional.

Na reunião, o Sindpol destacou a necessidade de interdição da regional por se tratar de um problema de saúde pública para os policiais civis e população. A mesma solicitação também foi feita à Secretária de Saúde do município, Geonice Peixoto. Ela informou que já fez um levantamento das condições do local e tomou algumas providencias, como a realização de exames e vacinação dos presos.

O vice-presidente do Sindpol, Edeilto Gomes, ressalta a importância das visitas que proporcionaram a interação do sindicato com os policiais civis, sendo também positiva para cobrar o posicionamento dos gestores da cidade de Delmiro quanto à situação precária da delegacia e o risco de contaminação dos policiais e da sociedade da doença da tuberculose.

O dirigente informa que daqui a quinze dias, se não for realizada nenhuma providência, o Sindpol voltará a cidade para adotar as devidas providências no local, inclusive com realização de ato público no local.

O Sindpol também esclareceu dúvidas dos policiais civis, entregou jornais e colocou o banner “A Busca por Justiça Começa Aqui. Policial Civil. Valorização Já!” em todas as delegacias visitadas.

Delegacias

Além da delegacia regional de Delmiro Gouveia, o Sindpol estive nas delegacias de Batalha, Santana do Ipanema e Piranhas. Nas delegacias, foram encontrados tetos com vazamento de água das chuvas, rachaduras das paredes, carência de efetivo de policiais civis, infiltrações, portas quebradas e com cupins, infiltrações nos aparelhos de ar condicionadores, precárias estruturas elétrica e hidráulica, alojamento inadequada com mofos nas paredes, mobílias quebradas, velhas e inapropriadas para ergonomia dos policiais civis.

Em todas as delegacias, há acúmulos inadequados de materiais de apreensão, como motos, carros e outros objetos, que proporcionam habitat para escorpiões, mosquitos, ratos e outros insetos.

Em Batalha, devido às precárias condições laborais do local, a Defensoria Pública determinou que só pode permanecer até oito presos. Atualmente, a regional está com seis.

Em Santana do Ipanema, são 22 presos em condições precárias. A delegacia está sem água porque a bomba d’água está quebrada.