Sindpol cobra condições dignas de trabalho nas delegacias no Dia Internacional das Mulheres
Haverá ato público com as entidades sindicais nesta quarta-feira (08) com concentração na Praça Centenário – Farol

Por Imprensa (segunda-feira, 6/03/2023)
Atualizado em 6 de março de 2023

No Internacional das Mulheres, em 8 de Março, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) cobra melhoria das condições de trabalho nas delegacias e fim da violência contra as mulheres.

O Sindpol convoca as policiais civis para participarem do ato público unificado pelo Dia Internacional das Mulheres, juntamente com as entidades sindicais e movimentos sociais. Haverá concentração às 15 horas, na Praça Centenário, nesta quarta-feira (08). As entidades se engajam contra a violência contra a mulher.

Na mobilização, o Sindicato pleiteia condições dignas de trabalho às mulheres policiais civis, como banheiro feminino, alojamento feminina, políticas contra os assédios moral e sexual, apoio e segurança às mulheres policiais gestantes, puérperas e lactantes, política de saúde permanente à mulher.

Nos últimos 12 meses, 28,9% (18,6 milhões) das mulheres relataram ter sido vítimas de algum tipo de violência ou agressão, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Isso significa que 35 mulheres foram agredidas física ou verbalmente por minuto no país. As brasileiras sofrem mais violência física e sexual do parceiro ao longo da vida do que a média mundial.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) chama a atenção para o número estimado de 822 mil casos de estupro no país por ano, o equivalente a dois por minuto. O estudo se baseou em dados da Pesquisa Nacional da Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS/IBGE), e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, tendo 2019 como ano de referência. De acordo com o Sinan, a maior quantidade de casos de estupro ocorre entre jovens, com o pico de idade aos 13 anos.

O Brasil bateu também recorde de feminicídios no primeiro semestre de 2022. De acordo com dados publicados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 699 casos foram registrados entre janeiro e junho do ano passado, o que representa uma média de quatro mulheres mortas por dia.