Sindpol confirma que Ministério do Trabalho pode mediar negociação com governo
Presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, entregou folders da campanha Agosto Lilás no Seminário do Ministério do Trabalho

Por Imprensa (quinta-feira, 24/08/2023)
Atualizado em 24 de agosto de 2023

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) participou do “Seminário Retomada do Diálogo Social”, realizado pela Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas na quarta-feira (23).

No seminário, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, deu continuidade à campanha Agosto Lilás entregando folders às mulheres sindicalistas e participantes do evento, além de tirar dúvida sobre a intervenção do Ministério do Trabalho nas negociações com o Governo do Estado.

O presidente do Sindpol ressalta a importância da participação no evento, devido à possibilidade do sindicato poder entrar com pedido de mediação junto ao Ministério do Trabalho para mediar acordo com o governador do Estado. “Iremos usar essa ferramenta de mediação do órgão federal”, informou o sindicalista, parabenizando o Superintendente Regional, Cícero Filho, por reagrupar as entidades sindicais e unir os trabalhadores com a realização do evento.

Uma das palestrantes, Rafaele Rodrigues Mascarenhas, Coordenadora Geral de Negociação Coletiva, Mediação e Arbitragem do MTE/DF, revelou que toda a vez que o Ministério do Trabalho for demandado para mediação com governos municipal, estadual e federal, o órgão entende que é função promover o diálogo entre as partes. Ela citou a Convenção 151, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que o Brasil ratificou a participação, assegurando novos direitos aos funcionários públicos, como a liberdade sindical e a inclusão desses profissionais na negociação.