Sindpol constata estrutura precária, falta de alojamento feminino e déficit grave de efetivo na 2ª DEAM
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (SINDPOL) esteve, nesta quarta-feira (23), na 2ª Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher (DDM2), localizada no Tabuleiro do Martins, e constatou situação precária de infraestrutura e de condições de trabalho.
A unidade, que passou a funcionar também com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – DEAM2 em regime de plantão para o atendimento a mulheres vítimas de violência, opera sem as condições estruturais mínimas e com grave déficit de pessoal para prestar o serviço à sociedade.
Entre as irregularidades constatadas pela diretoria do sindicato, destacam-se:
Efetivo insuficiente
No dia da inspeção, a delegacia plantonista contava com apenas três policiais civis para responder a todas as demandas e ocorrências do plantão;
Ausência de delegados
A despeito da dedicação e eficiência da equipe presente, foi verificada a ausência de delegados no momento da inspeção para acompanhar e dar vazão aos procedimentos policiais no local.
Inexistência de alojamento feminino
O prédio dispõe de apenas um único alojamento compartilhado por policiais homens e mulheres. Para agravar o quadro, a porta do cômodo não possui chave ou fechadura, comprometendo a privacidade, o descanso e a segurança das policiais femininas;
Falta de xadrez temporário:
Não há cela ou espaço de contenção adequado para que os presos aguardem o andamento das autuações;
Estrutura sanitária inadequada
O local possui apenas um banheiro social em todo o prédio, que precisa ser compartilhado simultaneamente por agentes, público atendido e custodiados.
O Sindpol cobra medidas urgentes da Delegacia Geral de Polícia Civil e do Governo do Estado para o reforço imediato do efetivo, e prédio adequado que garanta condições dignas de trabalho aos servidores e um atendimento seguro às mulheres vítimas de violência.