Sindpol convoca PCs para atividades de mobilização do “17 de Julho” nesta quarta

Por Imprensa (terça-feira, 16/07/2019)
Atualizado em 16 de julho de 2019

Haverá ato público em frente à Sefaz às 7h e panfletagem em frente ao antigo Produban às 9h

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) convoca os policiais civis para as atividades de mobilização em referência aos 22 anos do 17 de Julho de 1997 nesta quarta-feira (17). A primeira atividade é o ato público em frente à Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) às 7 horas, para cobrar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais ganho real, que o governador Renan Filho ainda não se pronunciou.

A segunda atividade de mobilização é o ato público com panfletagem em frente ao antigo Produban, no Calçadão do Comércio, às 9 horas, para lançar o Manifesto que alerta a sociedade alagoana sobre a política de endividamento do governo Renan Filho, a qual pode levar Alagoas ao caos social e financeiro, vivenciado na década de 90. O documento informa que o governo obteve R$ 620 milhões de empréstimo no ano passado, realiza novo endividamento externo de mais de R$ 700 milhões, fez a renúncia fiscal de R$ 760 milhões e deixou de reivindicar cerca de R$ 4 bilhões da Lei Kandir. Para se ter uma ideia dessa política, do empréstimo de R$ 2,3 bilhões em 1998 após o caos de 1997, o governo pagou R$ 7,3 bilhões em 2014, e ainda devia 10,5 bilhões. Isso compromete seriamente os serviços públicos, as políticas sociais, os servidores públicos e toda a população.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressalta a importância da participação dos policiais civis nas atividades de mobilização, bem como do papel histórico do Sindpol no 17 de Julho de 1997, que possibilitou a união dos policiais civis e militares com os outros servidores públicos e a sociedade civil organizada, resultando na derrubada do governo Suruagy. Na época, Alagoas vivia um caos, com atraso de 8 meses de salários e precarização dos serviços públicos.

Na mobilização em frente ao antigo Produban, as entidades que, fazem parte Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida, como o Sindpol, reivindicam a auditoria da dívida de Alagoas; reposição da inflação para os servidores; contra a proposta de teto dos gastos no Estado; realização de concurso público; defesa da Previdência Pública e contra o aumento da alíquota previdenciária; defesa dos serviços públicos, em especial, o SUS e contra as renúncias fiscais.