Sindpol convoca PCs para ato do “17 de Julho” nesta quarta

Por Imprensa (segunda-feira, 15/07/2019)
Atualizado em 16 de julho de 2019

Mobilização alerta sobre a política de endividamento do governo Renan Filho

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) convoca os policiais civis para o ato público com panfletagem que marca os 22 anos do 17 de Julho de 1997. O ato ocorrerá nesta quarta-feira (17), às 9 horas, em frente ao antigo Produban, no Calçadão do Comércio.

O Sindpol teve importante papel no 17 de Julho de 1997, possibilitando a união dos policiais e servidores públicos, que resultou na derrubada do governo Suruagy. Na época, Alagoas vivia um caos, com atraso de 8 meses de salários e precarização dos serviços públicos.

O ato público do 17 de Julho será realizado em conjunto com o Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida e sindicatos, os quais lançarão o Manifesto Contra o Endividamento e Em Defesa do Serviço Público.

O Manifesto objetiva alertar a sociedade alagoana sobre a política de endividamento do governo Renan Filho que pode levar Alagoas ao caos social e financeiro vivenciando na década de 90.

O documento das entidades informa que o governo tem proposta de reajuste zero para os servidores, gerando grande consequência sobre os serviços públicos e os demais investimentos sociais. Destaca também que o governo obteve R$ 620 milhões do Banco do Brasil no ano passado, realizou a renúncia fiscal de R$ 760 milhões e deixou de reivindicar cerca de R$ 4 bilhões da Lei Kandir.

Este ano, está em operação novo empréstimo, dessa vez externo, superior a R$ 700 milhões. Para se ter uma ideia, do empréstimo de R$ 2,3 bilhões em 1998 após o caos de 1997, o governo pagou R$ 7,3 bilhões em 2014, e ainda devia 10,5 bilhões.

Na mobilização, as entidades que, fazem parte do Núcleo Alagoano, reivindicam a auditoria da dívida de Alagoas; reposição da inflação para os servidores; contra a proposta de teto dos gastos no Estado; realização de concurso público; em defesa da Previdência Pública e contra o aumento da alíquota previdenciária; em defesa dos serviços públicos, em especial, o SUS e contra as renúncias fiscais.

Além do Sindpol e do Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida, também participarão do ato o Sindicato do Fisco de Alagoas – Sindifisco, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas – Sindjus-AL, Sindicato dos Trabalhadores da Uncisal – Sinduncisal, Sindicato dos Petroleiros, Químicos e Petroquímicos – Sindipetro AL/SE, Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas – Sintietfal, Sindicato dos trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social de Alagoas – Sindprev-AL, Associação dos Docentes da Uncisal – Aduncisal, Sindicato dos Trabalhadores dos Conselhos de Alagoas – Sincoal e a Frente Estadual em Defesa do SUS.