Sindpol convoca PCs para Ato público com café da manhã na Central de Flagrante nesta terça

Por Imprensa (segunda-feira, 17/02/2020)
Atualizado em 18 de fevereiro de 2020

Atividade de Paralisação

Os policiais civis deliberaram, como atividade de paralisação, a realização de ato com café da manhã em frente à Central de Flagrante, no Farol, a partir das 8 horas.

Na assembleia geral, os policiais civis decidiram pela paralisação a partir desta segunda-feira (17), dando continuidade na terça-feira (18), quarta-feira (19), quinta-feira (20) e até às 8 horas da sexta-feira (21). E a partir da sexta-feira (21), realização da Operação Renan Filho #Devagar. Foram aprovadas as propostas de entrega das chefias dos escrivães ad hoc e paralisação na quarta-feira de Cinzas (26), quinta-feira (27) e sexta-feira (28).  A partir de março, foram decididas paralisações nas quartas e quintas-feiras.

Na Operação Renan Filho #Devagar, o policial civil somente realizará as oitivas sob a condução dos delegados, bem como todos os procedimentos como flagrantes, interrogatórios e local de crime. O flagrante delito deverá ser feito um por vez. Se chegar três, quatro ou cinco flagrantes, o policial civil só deverá realizar um por vez.

Atualmente, a categoria recebe o pior piso salarial com nível superior e é o 4º pior salário do Brasil, acumulando perdas salariais de mais de 20%, mesmo com excelente desempenho no combate à violência, enfrentando a carência de efetivo. No ano passado, realizaram mais de 150 mil boletins de ocorrência, prenderam 5.752 criminosos, concluíram mais de 13 mil inquéritos e recuperaram 1.285 veículos. Cada policial trabalha por quatro, por conta da falta de policiais civis nas delegacias. Isso tem levado ao esgotamento e adoecimentos, implicando em mortes de mais de 40 policiais civis nos últimos 4 anos.