Sindpol dá início à campanha Setembro Amarelo

Por Imprensa (sexta-feira, 1/09/2023)
Atualizado em 1 de setembro de 2023

Preocupado com a saúde mental dos policiais civis, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) dá início à campanha Setembro Amarelo.

Para este mês, os dirigentes do Sindpol visitarão policiais civis nos locais de trabalho, entregando folder sobre a prevenção ao suicídio. Haverá palestra para os policiais civis. Na sede do Sindpol, há um mural para que os policiais civis possam colocar uma mensagem de valorização à vida.

Nas segundas-feiras, o diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, que é psicólogo, fará atendimento na Sala do Psicólogo, das 9 às 12 horas.

Suicídio
O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Vários motivos podem levar alguém ao suicídio. A pessoa tem necessidade de aliviar pressões externas como cobranças sociais, culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, sentimento de fracasso. Vale destacar que o suicídio pode ser prevenido. Para isso, é importante saber reconhecer os sinais de alerta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas por dia.

Os dados do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 apresentam cenário de pouca clareza sobre a morte de policiais por suicídio. Ao todo, 82 cometeram o suicídio. Destes, 13 são policiais civis. Estatisticamente, policiais cometem até cinco vezes mais suicídio que a população em geral. Na Polícia Civil de Alagoas, os dados não são claros, ainda é um tabu.

Para acolhimento, o Sindpol sugere a procura do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188 que faz atendimento 24 horas, além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), lista disponível em: http://cidadao.saude.al.gov.br/unidades/caps/ e Emergência: SAMU – 192