Sindpol desperta reflexão da categoria sobre apoio aos policiais civis

Por Imprensa (quinta-feira, 2/05/2019)
Atualizado em 3 de maio de 2019

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, esclarecesse que o incidente, envolvendo um policial civil e um coronel da reserva, no último sábado (29), trouxe à tona a falta de apoio por parte de policiais civis dentro da categoria.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, estava no local do incidente, prestando apoio ao policial civil, tranquilizando-o da situação, mas o policial civil indignado informou que, quando estava com o coronel imobilizado, ligou para a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), pedindo apoio, e a equipe informou que ele procurasse a delegacia do bairro. O policial entrou em contato com a Central de Flagrantes, e foi informado que não tinha pessoal para dar o apoio.

Para o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, é um absurdo que um colega peça apoio e não seja atendido pelas equipes da Polícia Civil.

O Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) se disponibilizou a ir ao local, mas a situação já se encontrava tranquila, não necessitando da intervenção do grupamento policial.

*Padrão de abordagem*
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informa que o Sindicato batalha para construir um padrão de abordagem e condução para todos os agentes de segurança pública (policial civil, policial militar, policial federal, policial rodoviário federal, guardas municipais e agentes penitenciários). “O Sindpol não pode alimentar uma discórdia aos colegas que estão na ponta da lança, defendendo a sociedade, pois quem perde com isso é a população”, informou o presidente.

“Temos de concentrar esforço para que não haja animosidade entre as polícias e, dessa forma, evitar uma tragédia”, alerta o sindicalista.

*Sindicalização*
O Sindpol não poderá oferecer assistência ao policial civil envolvido neste caso, porque ele não é sindicalizado. O Estatuto do Sindpol norteia a atender apenas o policial sindicalizado. Embora mesmo não sendo sindicalizado, o presidente do Sindpol deu apoio ao policial civil para evitar uma tragédia.

Ricardo Nazário orienta os policiais civis que se sindicalize. “É injusto ao policial civil que contribui financeiramente com o Sindicato ver seu recurso sendo empregado em quem não contribui. Por isso que é importante estar sindicalizado e protegido por sua entidade”.

É importante destacar que ao se sindicalizar, o policial civil só poderá utilizar os benefícios após quatro meses de sindicalização. Muitos policiais civis, que se sindicalizam, querem que o Sindicato preste atendimento jurídico, entre outros benefícios de imediato. Isso não é permitido pelo Estatuto do Sindpol.