Sindpol destaca a importância do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Por Imprensa (sexta-feira, 28/04/2023)
Atualizado em 28 de abril de 2023

A atividade policial civil é uma das mais arriscadas e estressantes do mundo. No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em 28 de abril, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) ressalta a importância dos cuidados com a saúde e a segurança no trabalho.

Vale destacar que o estresse ocupacional é um dos grandes causadores de doenças cardiovasculares, hipertensão, doenças inflamatórias, desordens no sono, cefaleia, LER/DOR, baixa resistência imunológica, problemas de coluna, entre outros, que afetam a vida profissional do policial civil.

No trabalho, é fundamental usar equipamentos de proteção individual, como botas, luvas, colete balístico, coldre, arma, algemas, munição, capacete policial, máscara, entre outros. É preciso também verificar as condições das viaturas e do local de trabalho que devem estar de acordo com as normas de segurança para o profissional e a população.

Vale também praticar exercícios, reservar um tempo para a diversão, alimentar-se bem e dormir o suficiente para descansar o corpo e a mente.

O dia 28 de abril também é marcado como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Para mais informações, leia a cartilha “Saúde e segurança dos policiais civis. Previna-se e viva bem”: https://sindpolalagoas.com.br/publicacao/cartilha-saude-e-seguranca-dos-policiais-civis-previna-se-e-viva-bem/