Sindpol destaca a importância do Dia Mundial de prevenção às LER/DORT

Por Imprensa (terça-feira, 28/02/2023)
Atualizado em 28 de fevereiro de 2023

O Dia Mundial de Combate às LER/DORT acontece em 28 de fevereiro. Neste dia, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) chama a atenção para a prevenção das lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) que são responsáveis por lesões nos tendões, músculos, articulações e nervos.

Além de sofrer com dores e desconforto, o trabalhador que desenvolve as lesões também pode ser alvo de discriminação no ambiente de trabalho.

As lesões costumam evoluir de forma lenta para quadros crônicos e nem sempre são percebidas precocemente pelos trabalhadores, que retardam a procura por auxílio com receio de repercussões negativas na empresa. O quadro é ainda agravado por situações de discriminação e assédio moral, que causam sofrimento e transtornos mentais, com grande impacto nas vidas dos trabalhadores e de suas famílias.

Os principais sintomas são dor localizada nos dedos, mãos e braços (principalmente nas articulações), fadiga muscular, formigamento, sensação de peso nos locais afetados, dormência, choques, alteração da sensibilidade e perda de controle dos movimentos.

A dor e o sofrimento têm suas causas: excesso e ritmo acelerado de trabalho, condições insalubres e inadequadas, pressão e assédio psicológico, redução de direitos e das leis de defesa da saúde do trabalhador.

Prevenção

É importante respeitar os limites do corpo e estabelecer intervalos durante o expediente de trabalho. Levante-se, ande um pouco e realize exercícios de forma lenta e gradativa, alongue-se sem forçar e nem sentir dor. Permaneça na posição de alongamento por aproximadamente 20 segundos. Respire calmamente e regularmente durante o exercício.