Sindpol diz a ministro que valorização do policial passa pela aprovação do PCCS

Por Imprensa (quinta-feira, 28/06/2012)
Atualizado em 28 de junho de 2012

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, entregou ao Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, o relatório das condições de trabalho das delegacias, as propostas para otimização da segurança pública e o Plano de Cargos, Carreira e Subsídios dos policiais civis.  O sindicalista destacou ao ministro que sem a valorização e a motivação dos policiais civis, o programa Brasil Mais Seguro do governo federal não irá funcionar em Alagoas.

O ministro disse que irá analisar os pleitos do sindicato e encaminhará o posicionamento do governo para a entidade. A entrega dos documentos ocorreu após o lançamento do Brasil Mais Seguro do governo federal, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, na manhã da quarta-feira (27). Cópias dos documentos também foram entregues ao assessora da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Na ocasião, o governador Teotônio Vilela anunciou o concurso das policiais Civil e Militar, a construção de um presídio de segurança máxima, a implantação de câmeras de segurança para monitorar as áreas consideradas de maior vulnerabilidade em Maceió e a nova Delegacia de Homicídios.

Alimentação dos plantonistas

A diretoria do Sindpol conseguiu furar o bloqueio da segurança e colocar uma faixa dentro do Teatro Gustavo Leite durante a cerimônia de lançamento do programa Brasil Mais Seguro. A faixa “Milhões gastos na Força Nacional. Policiais civis plantonistas passando fome” buscou mostrar que o governo não cumpre o decreto, que determina ao Estado conceder a alimentação dos servidores plantonistas, mas que milhões de reais são investidos para a permanência dos policiais da Força Nacional. De acordo com as informações, um policial da FN recebe R$ 300,00 em diária, o que representa R$ 9 mil ao mês.

O presidente da Cobrapol, Jânio Gandra, também participou do lançamento do programa do governo federal.