Sindpol está na luta pela efetivação dos policiais civis sub judice

Por Imprensa (terça-feira, 30/01/2024)
Atualizado em 30 de janeiro de 2024

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) e o advogado do Sindicato Pedro Andrade estiveram na Procuradoria Geral do Estado, com procuradora Marialba dos Santos Braga, Coordenadora da Procuradoria Judicial, para tratar da situação dos novos policiais civis que estão sub judice, nesta terça-feira (30).

O advogado Pedro Andrade passou toda a situação jurídica de alguns processos e relatou algumas demandas, informando que a Cebraspe está insistindo com recursos contra os policiais civis.

Ricardo Nazário revela que o Sindpol está preocupado justamente com a carência de policiais civis, considerando também os policiais que estão aptos a se aposentarem, e o concurso público foi realizado para 500 vagas, mas só foram nomeadas 297 pessoas. “O Estado realizou academia de polícia, investiu na formação do policial, houve custo com munições e instrução policial, e o Sindpol ver a questão social, da necessidade de policiais, pois o Estado não pode perder profissionais que já foram treinados”, explica.

O presidente do Sindpol ressalta que o Estado precisa do policial civil para atender a população e combater a criminalidade, informando também que o objetivo da reunião do Sindpol, junto com a PGE, visa a conseguir efetivar os policiais civis, que estão na situação de sub judice. “O objetivo é justamente deixar os policiais civis, nomeados em caráter precário para que eles sejam nomeados em caráter efetivo. Atualmente, esses policiais estão em insegurança jurídica, que é a atual situação dos policiais que estão na condição de sub judice”, revela Ricardo Nazário.