Sindpol faz orientação sobre teste e contato com pessoas infectadas com o novo coronavírus

Por Imprensa (sábado, 16/05/2020)
Atualizado em 16 de maio de 2020

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) faz orientações aos policiais civis, que trabalharam com alguém que obteve teste positivo para o novo coronavírus, a Covid-19. Esse policial civil deverá entrar em contato com o setor de Recursos Humanos da Polícia Civil com a cópia da escala para comprovar que trabalhou com a pessoa infectada.

O policial civil, que teve contato com a pessoa que testou positivo, caso apresente sintoma no décimo dia do contato, deverá fazer o teste. Se for assintomático, deverá realizar o teste no décimo quarto dia do contato com o servidor.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informa que o teste, realizado pela Polícia Civil, detecta também os anticorpos aos policiais civis assintomáticos.

No geral, “o policial que está trabalhando com uma pessoa, que deu positivo para o coronavírus, se apresentar sintomas no décimo dia deverá fazer o teste. Se estiver sem sintomas, deverá fazer o teste no décimo quarto dia”, reforça o presidente do Sindpol.

Ricardo Nazário explica que a partir do momento que o policial se afasta oficialmente, as verbas indenizatórias são suspensas. O sindicalista adverte que receber verba de alimentação e adicional noturno em casa é ilegal.

Veja abaixo as informações da Portaria/SSP Nº 0349/2020 e os protocolos informados pelos gestores do Centro de Enfermagem da Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Estado de Alagoas:

1 – O servidor com pelo menos 02 (dois) sintomas deve comunicar a Supervisão Executiva de Valorização de Pessoas (RH) por meio do expresso (rh@pc.al.gov.br) ou por meio do SEI sobre o seu afastamento preventivo;

2 – O teste tem como regra a sua realização no 10º dia para quem está apresentando os sintomas (consequentemente já realizou a comunicação ao RH e já está em isolamento domiciliar);

3 – Para quem trabalhou com alguém que testou positivo (realizou o teste e o resultado foi positivo), caso esse servidor não apresenta sintomas, o teste tem como regra a sua realização no 14º dia do último contato com o servidor que testou positivo.