Sindpol faz protesto pela retirada das celas da DRN

Por Imprensa (terça-feira, 19/11/2013)
Atualizado em 19 de novembro de 2013

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizou um ato público de protesto, em frente à Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, pela retirada das celas que estão sendo instaladas no prédio da delegacia. A manifestação aconteceu, na manhã desta terça-feira (19).

Os policiais civis manifestaram revolta com a instalação de celas na delegacia especializada, que é uma das mais movimentadas de Maceió. “Com presos aqui, ficaremos impedidos de trabalhar”, comentou um policial.

O diretor de Planejamento do Sindpol, Stélio Pimentel Jr, esclareceu à imprensa que é um absurdo a Secretaria de Defesa Social instalar carceragem para policiais civis serem responsáveis pela custódia de preso. “A população, paga através de tributos, o trabalho da Polícia Civil para ela investigar e solucionar crimes, que é um trabalho complexo. Isso é uma afronta à sociedade”.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, esclareceu que essa é a primeira atividade do sindicato contra o retorno de presos nas delegacias da Capital. A entidade sindical vai colocar correntes e cadeados nas celas para impedir a entrada de presos na especializada.

A retirada de presos nas delegacias da Capital foi uma conquista dos policiais e da sociedade que o Sindpol e a categoria não vão admitir perder. “Estamos mobilizados para que as delegacias do interior também deixem de receber presos. A custódia de preso é uma responsabilidade do sistema prisional, e não dos policiais civis que estão sendo desviados de sua função, que é a investigação dos crimes”, revela Josimar Melo.